1
resposta

Qual a linha que delimita usar alt como suporte de acessibilidade e p/ caso a pág não carregue?

Achei muito interessante o uso do alt e a decisão de, às vezes, deixá-lo em branco caso não seja relevante para a leitura. Porém, também utilizamos o alt para descrever uma imagem caso ela não carregue. Só queria refletir com alguém que já trabalha na área qual deve ser minha prioridade (considerando que é um projeto de uma empresa, e não só meu): utilizar o alt só para acessibilidade, mesclar ou se existe algum momento específico que é interessante pensar mais na hipótese da imagem não carregar?

Porque, ao meu ver, os dois usos tem resultados diferentes e para públicos diferentes.

1 resposta

Fala Bruna, tudo bem?

O correto seria tentar utilizar a tag alt ao máximo mesmo que não faça diferença na leitura, pois para acessibilidade essa tag é muito util e necessária, pois para nós, alguma imagem pode não ser relevante a leitura da imagem, porém para outros pode sim. Então eu aconselho a tentar sempre utilizar essa tag nas imagens, seja para acessibilidade, ou quando a imagem não carregar.

Espero ter ajudado, bons estudos :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software