Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Qual a influência do HTML semântico e qual o impacto do uso de iframes?

Olá! Sou um desenvolvedor e gostaria de tirar algumas dúvidas relativas à otimização on page.

O uso de tags HTML semânticas impactam o SEO (section, article, etc)? Eu entendi a importância dos títulos (tags h1, h2, etc), mas as outras tags semânticas influenciam na busca?

E qual o impacto do uso de iframes? Por exemplo, se eu quiser colcoar um vídeo do YouTube no meu site, existe diferença do ponto de vista de SEO entre eu criar o elemento manualmente ou usar o iframe disponibilizado pelo YouTube?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Olá Aurélio!

Ótima pergunta! Vamos por partes:

HTML Semântico

O uso de tags HTML semânticas, como <section>, <article>, <header>, <footer>, entre outras, tem sim um impacto positivo no SEO. Essas tags ajudam os motores de busca a entenderem melhor a estrutura e o conteúdo do seu site. Quando você utiliza essas tags, está fornecendo mais informações sobre o que cada parte do seu site representa, o que pode ajudar o Google a indexar e classificar suas páginas de forma mais eficiente.

Por exemplo, ao usar a tag <article>, você está indicando que o conteúdo dentro dessa tag é um artigo, o que pode ser útil para o Google News. Da mesma forma, a tag <section> pode ser usada para agrupar conteúdos tematicamente relacionados, o que também facilita a compreensão do conteúdo pelos motores de busca.

Uso de Iframes

Quanto ao uso de iframes, ele pode ser um pouco mais complicado. Iframes são frequentemente utilizados para incorporar conteúdo de outras fontes, como vídeos do YouTube. Do ponto de vista de SEO, o conteúdo dentro de um iframe não é indexado pelo Google como parte do seu site, o que significa que ele não contribui diretamente para o SEO da sua página.

No entanto, incorporar vídeos do YouTube usando iframes pode trazer benefícios indiretos. Vídeos podem aumentar o tempo de permanência dos usuários na sua página, o que é um sinal positivo para o Google. Além disso, vídeos do YouTube podem aparecer nos resultados de busca, o que pode direcionar mais tráfego para o seu site.

Se você quiser maximizar o impacto de SEO ao incorporar vídeos, certifique-se de adicionar descrições relevantes e palavras-chave ao redor do iframe. Isso ajuda os motores de busca a entenderem o contexto do vídeo.

Bons estudos!

Muito obrigado pelos esclarecimentos! Foram muito detalhados e precisos.