De início achei que servia para informar ao browser que tipo de dado ele deveria aceitar. Ex: Nos input's do tipo "radio", o iput com value="telefone" só aceitaria números. Mas já vi que não é o caso Afinal para quê ele serve dentro de nosso input?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
De início achei que servia para informar ao browser que tipo de dado ele deveria aceitar. Ex: Nos input's do tipo "radio", o iput com value="telefone" só aceitaria números. Mas já vi que não é o caso Afinal para quê ele serve dentro de nosso input?
boa noite, os inputs que só aceitam números são type="number"
pelo que me lembro os type="tel" (eu ouvi dizer) em alguns países o telefone tem letras mas nao sei se é verdade.
isso serve mais para celular, quando você acessa um site pelo celular, em um input type tel, o teclado do seu celular mostra apenas os números e grandes. Se fosse type text ele mostraria o teclado com letras normal.
Perceba nessa imagem o teclado numério fica grande por causa do input type tel, isso facilita a vida de quem usa celular.
oi, se eu entendi bem a pergunta, na aula Dados importantes nos inputs, o instrutor diz que é apenas um exemplo de como deverá ser o número de telefone digitado. DD+ nove números
+- no minuto 4 da vídeo-aula.
a sim ele coloca um placeholder para dar apenas um exemplo de como o usuário deve colocar o telefone.
tipo se você trabalha em uma empresa de são paulo e presta serviço para todo o país, o ddd é importante para poder telefonar para o usuário/cliente independente do estado em que ele está morando.
se o usuário não souber direito quais dados colocar ai a empresa pode não ligar para ele por falta de ddd por exemplo
eu fiz um código com script para você testar ai no seu computador é có copiar e colar no seu editor de código Você pode copiar e colar tudo no html mesmo apenas para testar
<input type="tel" name="telefone" id="telefone" maxlength="15" placeholder="(11) 91234-5678"
onkeypress="mascara(this)">
<style>
body {
height: 100vh;
display: flex;
justify-content: center;
align-items: center;
}
</style>
<script>
function mascara(numeroDigitado) {
if (numeroDigitado.value.length == 0)
numeroDigitado.value = '(' + numeroDigitado.value; //quando digitar, irá inserir um parênteses no começo do campo.
if (numeroDigitado.value.length == 3)
numeroDigitado.value = numeroDigitado.value + ') '; //quandojá tiver 3 caracteres (um parênteses e 2 números)irá inserir um parênteses, fechando o código de área.
if (numeroDigitado.value.length == 10)
numeroDigitado.value = numeroDigitado.value + '-'; //quandojá tiver 10 caracteres, irá inserir um hífen para melhor visualização. Lembrando que parenteses e espaço também são caracteres.
}
</script>