Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Qual a importância da utilização do Maven para realização do build na construção de sistemas Web?

Quais o benefícios de utilizar o Maven e quais suas características?

2 respostas
solução!

Oi Wildemarkes, tudo certo?

O maven automatiza o sistema de build e gerencia as dependências do seu projeto.

Na questão das dependências, imagina que quando você faz isso manualmente, tem que baixar e depois adicionar as libs ao seu projeto. Seu projeto fica grande, quando você for mandar pra outro pessoal ou subir no github, teria que mandar as libs também, ou então mandar uma lista das libs que precisa.

Sem falar que as bibliotecas as vezes dependem de outras, e você tem que saber disso para que tudo no seu projeto funcione. No fim das contas tudo pode ficar uma bagunça se você gerenciar isso manualmente.

Com o Maven você declara tudo em um arquivo e ele se encarrega de adicionar as bibliotecas que o seu projeto depende. Ele se encarrega de baixar as dependências e dependências das dependências.

Da pra fazer umas coisas bem legais, do tipo dizer que uma biblioteca deve estar disponivel apenas quando rodar os testes.

Quando vc mandar pra outra pessoa ou por no github, basta enviar esse arquivo onde as configurações estão declaradas e a outra pessoa quando executar o maven ele irá configurar tudo.

Enfim, algumas tarefas que poderiam ser um inferno caso você fosse gerenciar manualmente.

Na parte de build facilidade você gerar o seu .jar ou .war por exemplo. Tem outras coisas também.

Mais uma coisa: também vejo a questao da IDE como vantagem. Você bao precisa mais criar um projeto Eclipse ou Netbeans, você pode simplesmente criar um projeto maven e as ides hoje todas irão suportar sem qualquer problema. Isso facilita em uma equipe os devs trabalharem com IDEs diferentes, por exemplo.

Faz sentido?

Ah, e se não fez, recomendo nosso curso de maven. ;)

https://cursos.alura.com.br/course/maven-build-do-zero-a-web

Ok, Lucas eu agradeço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software