Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Qual a extensão do arquivo .gitignore ?

"Existe um arquivo especial do Git, chamado .gitignore, e todas as linhas que estiverem nele serão lidos e ignorados pelo Git. Se temos um arquivo denominado ide-config que queremos que seja ignorado, por exemplo, basta o incluirmos em .gitignore, digitando ide-config simplesmente. Da mesma forma, se tivéssemos uma pasta ide, incluiríamos ide/, em uma nova linha."

Por favor, eu quero saber como faço pra criar esse arquivo com essa extensão .gitignore, porque quando eu coloco o nome do arquivo a ser ignorado em um arquivo .txt por exemplo, coloco em "Salvar como Todos os Arquivos" e nomeio ele como .gitignore, o mesmo permanece em ".txt."

4 respostas

Olá Luís Fabio, tudo bem? Na verdade ele não tem uma extensão, ele já é a extensão, porém realmente criar um arquivo com a extensão .txt e depois renomear para .gitignore não vai funcionar, porque o arquivo já vai ser do tipo txt, e o Windows Explorer não permite criar o arquivo sem nome, então a solução é fazer isso pelo editor de código, no caso do curso foi usando o VS Code, e com ele você pode simplesmente criar um novo arquivo e salvar na pasta raiz do projeto com o nome .gitignore e vai dar certo, ou então usar o terminal (o terminal do Windows mesmo, no caso o CMD) e executar o comando:

rename gitignore.txt .gitignore

E deve funcionar corretamente, mas fala pra gente se deu certo!

Primeiramente, obrigado pela agilidade Jonilson!

Consegui renomear o arquivo pelo CMD do Windows, consegui inserir o rótulo dos arquivos que quis ignorar dentro do arquivo ".gitignore" na pasta repositório do Git e "salvei" as configurações realizando um commit.

Acontece que mesmo eu tendo feito um commit, quando digito "git status" ainda aparece uma frase em vermelho gritante dizendo que a alteração não foi realizada um "commit", veja:

xluis@N3R0 MINGW64 ~/Desktop/Repositório Git (master)
$ git status
On branch master
Changes not staged for commit:
  (use "git add <file>..." to update what will be committed)
  (use "git restore <file>..." to discard changes in working directory)
        modified:   .gitignore

no changes added to commit (use "git add" and/or "git commit -a")

Não sei como normalizar o status novamente, pode me ajudar por favor ?

solução!

Então, isso é normal, note que a pasta ide agora foi ignorada, porém é preciso criar um commit com o arquivo .gitignore, então é só adicionar o arquivo usando o comando:

git add .gitignore

E depois fazer o commit:

git commit -m "gitignore adicionado"

E fala pra gente se deu certo!

Jonilson, deu certo sim, muitíssimo obrigado!!! (y)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software