Quando estou configurando meu Dockerfile para rodar o nginx e copio meu index para o diretório var/www/html. Deveria ser em outro diretório? "/usr/share/nginx/"
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando estou configurando meu Dockerfile para rodar o nginx e copio meu index para o diretório var/www/html. Deveria ser em outro diretório? "/usr/share/nginx/"
Oi, Denis!
Vamos esclarecer essa dúvida sobre os diretórios "/var/www/html" e "/usr/share/nginx/".
/var/www/html:
/usr/share/nginx/:
No contexto do NGINX, o diretório padrão é geralmente /usr/share/nginx/html. No entanto, você pode configurar o NGINX para servir arquivos de qualquer diretório que você preferir. Isso é feito no arquivo de configuração do NGINX (geralmente localizado em /etc/nginx/nginx.conf ou em um arquivo de configuração de site específico dentro de /etc/nginx/sites-available/).
Se você quiser alterar o diretório raiz para /var/www/html, você pode editar seu arquivo de configuração do NGINX da seguinte forma:
server {
listen 80;
server_name localhost;
location / {
root /var/www/html;
index index.html index.htm;
}
}
Se você está configurando isso dentro de um Dockerfile, certifique-se de copiar seus arquivos para o diretório correto e ajustar a configuração do NGINX conforme necessário. Aqui está um exemplo de como seu Dockerfile poderia ficar:
FROM nginx:alpine
COPY ./meus-arquivos /var/www/html
COPY ./nginx.conf /etc/nginx/nginx.conf
E no nginx.conf, você configuraria o root para /var/www/html como mostrado anteriormente.
Espero ter ajudado e bons estudos!