1
resposta

Qual a diferença "/var/www/html" x "/usr/share/nginx/)"

Quando estou configurando meu Dockerfile para rodar o nginx e copio meu index para o diretório var/www/html. Deveria ser em outro diretório? "/usr/share/nginx/"

1 resposta

Oi, Denis!

Vamos esclarecer essa dúvida sobre os diretórios "/var/www/html" e "/usr/share/nginx/".

Diretórios Comuns no NGINX

  1. /var/www/html:

    • Este é um diretório padrão utilizado por muitos servidores web, como o Apache, para armazenar os arquivos públicos do site.
    • É comum em distribuições Linux que seguem a convenção do Filesystem Hierarchy Standard (FHS).
  2. /usr/share/nginx/:

    • Este é o diretório padrão utilizado pelo NGINX para armazenar seus arquivos estáticos.
    • Dentro dele, você geralmente encontrará uma subpasta "html" que é usada para os arquivos públicos do site.

Qual Utilizar?

No contexto do NGINX, o diretório padrão é geralmente /usr/share/nginx/html. No entanto, você pode configurar o NGINX para servir arquivos de qualquer diretório que você preferir. Isso é feito no arquivo de configuração do NGINX (geralmente localizado em /etc/nginx/nginx.conf ou em um arquivo de configuração de site específico dentro de /etc/nginx/sites-available/).

Exemplo Prático

Se você quiser alterar o diretório raiz para /var/www/html, você pode editar seu arquivo de configuração do NGINX da seguinte forma:

server {
    listen 80;
    server_name localhost;

    location / {
        root /var/www/html;
        index index.html index.htm;
    }
}

Dockerfile

Se você está configurando isso dentro de um Dockerfile, certifique-se de copiar seus arquivos para o diretório correto e ajustar a configuração do NGINX conforme necessário. Aqui está um exemplo de como seu Dockerfile poderia ficar:

FROM nginx:alpine
COPY ./meus-arquivos /var/www/html
COPY ./nginx.conf /etc/nginx/nginx.conf

E no nginx.conf, você configuraria o root para /var/www/html como mostrado anteriormente.

Espero ter ajudado e bons estudos!