1
resposta

Qual a diferença entre Web Services e API ?

Ola , ainda não entendi muito bem quando estou trabalhando com uma API ou com um Web service: , o que exatamente diferencia um do outro? ou ambos são a mesma coisa ?

1 resposta

Olá Robson , segue abaixo uma explicação sobre a diferencia de Web Services e API:

OBS: resposta tirada do blog do Felix no link--> https://fxcosta.wordpress.com/2015/05/31/diferenca-entre-api-e-web-service-de-maneira-simples/

API (Application Programming Interface) – É como uma interface entre dois programas diferentes de modo que eles possam se comunicar um com o outro. Ou seja, uma API é a forma que terceiros disponibilizam uma interface de modo que possamos consumir um determinado serviço deles sem nos preocuparmos com a implementação do mesmo. As API podem usar qualquer meio de comunicação para iniciar a interação entre as aplicações. Por exemplo, as chamadas de sistema (System Calls) são invocados usando interrupções da API do kernel Linux.

Web Services – é uma interface projetada para se comunicar via rede. É uma API que usa obrigatoriamente a rede. Tipicamente, HTTP é o protocolo mais comumente usado para a comunicação. Web Services também usam SOAP, REST e XML-RPC como meio de comunicação. Ou seja, quando umaAPI precisa enviar dados através de rede, estamos falando de Web Services.

Só que é preciso estar atento a alguns detalhes. Uma API geralmente envolve chamar funções de dentro de um programa. Por exemplo, as aplicações de desktop, como planilhas e documentos de texto usam VBA e APIs baseados em COM que não envolvem a Web e mesmo aplicações de servidor como o Joomla podem usar uma API PHP presente no próprio servidor sem necessidade da rede.

Ou seja, resumindo de maneira bem simples:

Todos os Web Services são API. Mas nem todas as API são Web Service. Web Services podem não executar todas as tarefas que uma API normalmente realiza (ou pode realizar). Um serviço Web utiliza apenas três estilos de comunicação: SOAP, REST e XML-RPC enquanto que a API pode usar qualquer estilo de comunicação. Um Web Service sempre precisa de uma rede para o seu funcionamento enquanto uma API não precisa. Uma API facilita a interface direta com um aplicativo enquanto que um Web Service é uma aplicação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software