Pelo o que eu consegui entender o class é aplicado para todo o código e o id seria para somente um elemento, está correto?
Pelo o que eu consegui entender o class é aplicado para todo o código e o id seria para somente um elemento, está correto?
Olá Giovana tudo bem? Isso mesmo, Para entender melhor o porquê disso: A classe tem um "peso" menor que o id, ou seja, se você aplicar uma formatação em alguma tag que tenha uma classe e aplicar uma formatação nessa mesma tag usando um id, o do id vai prevalecer. Isso é explicado um pouco a frente no curso se já não foi.
HTML Um exemplo:
<p class="Missao" id="NossaMissao>
Nossa missão é: <Strong>"Proporcionar auto-estima e qualidade de vida aos clientes"</Strong>.
</p>
e agora aplicar no CSS uma formatação
(class)
.Missao{
font-style: italic;
}
e outra usando o id
#NossaMissao{
font-style: normal;
}
O que vai prevalecer será o do id
Eu espero ter ajudado, e se ainda não chegou nessa parte, quando chegar o professor vai explicar certinho detalhado para você. Se eu respondi sua dúvida porfavor marque a pergunta como respondida. Muito obrigado bons estudos tchau.
Olá Vitor, obrigada pela resposta, mas eu ainda não consegui entender a diferença que há entre as duas, quando usamos id ou class?
Você pode usar a class quando for repetir para mais de um elementos uma mesma formatação, como por exemplo em parágrafos ou títulos, e o id você pode usar quando quer fazer uma formatação especifica para algo do HTML, como para uma imagem por exemplo.
Olá Giovanna tudo bem?
Complementando a resposta do Vitor, segue abaixo uma documentação e algumas definições que acredito que vão te ajudar:
Documentação de pesquisa:
CLASSE "." = usada para o momento que o mesmo estilo se repete em outra parte do código. Você pode colocar vários elementos com a mesma classe para todos terem o mesmo estilo
ID "#" = usado quando você quer que um estilo se aplique somente naquele elemento e em nenhum outro. Um identificador é único e não pode ter repetições
Uma explicação mais prática com alguns exemplos de quando o código faz referência à *classe e id * seria:
Neste caso quando utilizamos o " . " ou seja, .paciente
a query busca pela classe paciente lá no HTML
JS
var pacientes = document.querySelectorAll(".paciente");
HTML
<tr class="paciente">
E neste outro caso com a #
em #tabela-pacientes
o query busca lá no arquivo HTML pelo id tabela-pacientes
.
JS
var tabela = document.querySelector("#tabela-pacientes");