Eu entendo o funcionamento dos dois, porém, quando eu sei quando usar um ou outro, de fato? Parece que os dois são a mesma coisa e na minha cabeça seria um tanto faz usar um quanto o outro.
Eu entendo o funcionamento dos dois, porém, quando eu sei quando usar um ou outro, de fato? Parece que os dois são a mesma coisa e na minha cabeça seria um tanto faz usar um quanto o outro.
Usamos o elif quando vamos ter pelo menos 3 situacões. O If serve para verificar uma condição e o elif serve para verificar outra condição caso a condição do If seja falsa. No código não há muita diferença, o elif vai garantir que aquela condição seja verificada caso o If seja falso, diferente dos dois If que são 'fluxos' independentes. Se houver dois if's ele vai verificar os 2, mas se tiver um if, elif, else, o codigo so vai verificar o elif se o if for falso.
Então é uma questão de economia de processamento, por exemplo, num código mais complexo onde, com o elif, a verificação acontece apenas se outra condição for falsa, certo? uau, brigadão pela explicação, conseguir entender :)
De nada amigo!