1
resposta

Qual a diferença entre Critérios de Aceite e DoD?

Tenho alguma dificuldade em entender a diferença entre Critérios de Aceite e Definição de Pronto? Tem algum documento, texto ou explicação onde isso é explicado de forma clara e completa?

1 resposta

A definição de Pronto é especificada pelo time de desenvolvimento. Em ambientes com SCRUM de SCRUMs, deve haver uma DoD (definition of Done) comum a todos os times. As DoD devem conter os critérios de aceite, para que os artefatos e as regras possam ser validadas por critérios padronizados. Porém, se estivermos falando dos critérios de aceitação na perspectiva do cliente, ela poderá ser utilizada para aprovar ou não um incremento definido como pronto ao final do Sprint (aprovação feita na Revisão de Sprint).


Critérios de aceitação - As características de qualidade externas especificadas pelo PO a partir de uma perspectiva de negócios ou de uma parte interessada (stakeholder). Eles definem comportamentos desejados e são utilizados para determinar se um item do Product Backlog (PB) foi desenvolvido com sucesso. Os critérios de saída de um componente ou sistema deve satisfazer para ser aceito por um usuário, cliente ou outra entidade autorizada (IEEE 610) (fonte: Kenneth Rubin, Scrum Essencial). DoD - Um checklist dos tipos de trabalhos que se espera para que a equipe complete com sucesso até o fim do SPRINT, antes que o trabalho possa ser declarado como potencialmente entregável. (fonte: idem). Para o autor, algumas vezes também descrito como critérios de aceitação que se aplicam a todos os itens do Product Backlog.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software