Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual a diferença entre as funções Math.random e Math.round ?

Olá, ótima boa tarde. Se alguém puder dar um help aqui pra mim já agradeço=)

Estou iniciando nesse mundo de programação, é logo de cara, não consegui entender a diferença entre :

Entre as funções Math.random e Math.round . O que cada função significa, quando eu as uso e as diferenças entre elas. A única coisa que eu compreendi foi que usamos ambas no mundo Javascript.

Desde já agradeço.

1 resposta
solução!

Fala Caio, tudo certo?

A função Math.random serve para gerar um número aleatório entre 0 e 1. Geralmente é utilizada mais em um cenário acadêmico, na prática não é muito comum seu uso.

Se você abrir o console de desenvolvimento do browser (usando a tecla F12), escrever esse método e dar um enter, ele vai retornar um número gerado de maneira aleatória.

Toda vez que executar, vai dar um resultado diferente.

Já o método Math.round tem como objetivo arredondar números com casas decimais para o seu valor inteiro mais próximo.

Se a casa decimal passar de 0.5, o valor será arredondado pra cima, caso contrário, para baixo.

Vou deixar alguns exemplos para você testar no console também:

console.log(Math.round(1.55)) //vai retornar 2
console.log(Math.round(1.45)) //vai retornar 1
console.log(Math.round(0.55)) //vai retornar 1
console.log(Math.round(0.45)) //vai retornar 0

Esse tipo de arredondamento num cenário profissional também não é muito usado, porque a diferença é muito grande entre um número e outro, imagina um sistema financeiro com esse tipo de arredondamento, é inviável.

Geralmente essa função é combinada com mais algum algoritmo para ter um arredondamento mais sensato.

Espero que tenha ajudado.

Abraço e bons estudos!