Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual a diferença entre as duas resoluções? [while]

Olá! Estou iniciando os estudos em programação com JavaScript. Estou nos desafios finais e consegui realizar o desafio 9 de uma forma diferente da sugerida pela plataforma. O código funcionou, porém pelo que entendi, pequenas diferenças podem ter consequências para a viabilidade do programa, então gostaria de tentar entender se a forma como consegui solucionar está correta ou pode em outros contextos, gerar algum problema.

Desafio: 9. Use um loop while para imprimir os números de 1 a 10 no console.

****Resolução proposta pela plataforma:

let numero = 1; while (numero <= 10) { console.log(numero); numero++; }

****Resolução que encontrei:

contador = 1; while (contador <= 10) { console.log(contador ++); }

A dúvida é: posso incluir a variável contador já com ++ no próprio comando de impressão no Console? Nessa atividade funcionou, mas em um contexto de vida real, posso ter algum problema? Desde já, obrigado! :)

1 resposta
solução!

Olá, Luís,

Você está correto em se preocupar com essa questão, escrever código com pouca clareza pode levar a funcionamento inesperado (bugs), e subsequente dificuldade de encontrar o problema (debug).

Em geral, é melhor utilizar o operador ++ em separado da atribuição ou leitura do resultado da mesma:

atual = i;
i++;
atual = i++;

No primeiro código, fica mais claro que você está querendo atribuir o valor de i, e não o valor de i + 1 à atual.

Mas, no geral, isso é questão de preferência. No contexto da vida real, você vai provavelmente encontrar ambos. Se estiver trabalhando com código em um projeto que utiliza a segunda opção, é preferível seguir o padrão que o projeto já utiliza.