Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual a diferença entre Accept e Content-Type?

No protocolo HTTP existem diversos cabeçalhos, porém estou com dúvida nesses dois em específico, pois para mim parecem ser a mesma coisa. Como por exemplo, ao colocar que os dois sejam "application/json", o que de fato ambos estão fazendo para que na hora de realizar uma requisição eu necessite usar apenas um, apenas o outro, ou ambos?

1 resposta
solução!

Olá Luís Felipe,

Na verdade o próprio nome já ajuda a entender melhor do que se trata.

Enquanto que o Accept diz respeito aos formatos de dados que são aceitos, o Content-Type reforça exatamente o tipo que está sendo utilizado naquela requisição.

O cabeçalho Accept é usado pelos clientes HTTP para informar ao servidor quais tipos de conteúdo eles aceitarão. O servidor enviará de volta uma resposta, que incluirá um cabeçalho de Content-Type informando ao cliente qual é o tipo de conteúdo realmente retornado.

É importante também se atentar para o fato de que no HTTP existem tipos de requisição, como POST e PUT na qual o cliente está efetivamente enviando dados para o servidor, e nesse caso o cabeçalho Content-Type informa ao servidor quais são realmente os dados (e, portanto, determina como o servidor os analisará).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software