Acompanhando os exemplos da aula não ficou muito claro para mim a diferença entre os tipos de tópicos entre as etapas de conhecimento e consideração.
Há alguma diferença entre eles?
Muito obrigado!
Acompanhando os exemplos da aula não ficou muito claro para mim a diferença entre os tipos de tópicos entre as etapas de conhecimento e consideração.
Há alguma diferença entre eles?
Muito obrigado!
Oi Lucas!
Todos os tópicos podem ser explorados em diferentes etapas da jornada e isso justifica sua "confusão". O que muda, é o foco que daremos na construção do conteúdo.
As etapas da jornada do usuário são conhecimento, interesse e decisão.
Na etapa de conhecimento, o usuário não sabe que tem um problema. Ele percebe muitas vezes sintomas e começa a pesquisar sobre isso. Ele quer saber qual pode ser o problema dele, a partir das caraterísticas do que ele vive. Por exemplo, ele está perdendo vendas e não sabe se a força de vendas dele está ruim, se o produto não está bom, se o marketing não está sendo efetivo, etc. Então essa é a etapa de descoberta dele.
Já na etapa de interesse (consideração), ele já está ciente sobre qual é o problema e quer saber diferentes alternativas para resolver. Dentro do exemplo anterior, ele pode descobrir que o problema dele está relacionado a comunicação sobre a qualidade do produto. Nesse caso, ele vai pensar o que é melhor. Contratar um colaborador interno para trabalhar isso? Contratar uma agência especializada? Produzir novos materiais ou mudar a comunicação?
Na etapa de decisão, ele irá fazer uma escolha. Digamos que a opção dele tenha sido por contratar uma agência. Na etapa de decisão ele vai escolher a melhor agência para resolver o problema dele.
Para ajudar a compreender a jornada, indico que você assista esse vídeo: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/marketing-resources/micro-momentos/how-micromoments-are-changing-rules/
Ajudei? :)
Abraços,
Aline