Ainda não ficou claro para mim quais as diferenças dos resultados dos gráficos quando utilizo count() e quando uso mean(). O count() eu entendo que faz a contagem de elementos, mas e o mean()? Qual a diferença entre eles e quando devo usar cada um?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ainda não ficou claro para mim quais as diferenças dos resultados dos gráficos quando utilizo count() e quando uso mean(). O count() eu entendo que faz a contagem de elementos, mas e o mean()? Qual a diferença entre eles e quando devo usar cada um?
Olá, Rafael. Como vai?
A diferença entre as funções count() e mean() são simples.
count() é a função de contagem, ou seja, soma; mean() é a função que retorna a média aritmética. O uso destas funções depende muito do que você está analisando. Além disso, cada uma te apresentará uma resposta completamente diferente.
Realizar uma contagem de rótulos, como é o caso do exercício em questão, te traz como resposta o comparativo entre os rótulos; esse comparativo pode ser expresso por meio de valores escalares ou percentuais.
A Média Aritmética é uma das Medidas de Tendências Centrais que tem por objetivo representar o ponto de equilíbrio de uma distribuição. Em outras palavras, quando você busca expressar os valores médios dos rótulos, significa obter o valor que representa o equilíbrio entre os valores discrepantes (outliers) e os valores harmônicos (não são considerados outliers). Usar a Média Aritmética é essencial para você obter uma ideia das características de determinado grupo de números.
Espero ter conseguido te ajudar. Não deixe de consumir artigos, livros e vídeo-aulas mas, principalmente, livros. Eles serão fundamentais para melhorar o seu entendimento e enriquecer com mais informações acerca desse e outros assuntos.
Bons estudos!
Muito obrigado pela ótima explicação, Carlos!