Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Qual a diferença do Eureka pro Gateway em termos de arquitetura?

É que pra mim, eles parecem fazer a mesma coisa, ter as mesmas responsabilidades.

5 respostas

Olá, Octávio

Entendo sua confusão, mas na verdade, Eureka e Gateway têm funções diferentes em uma arquitetura de microsserviços.

O Eureka, que é um serviço de descoberta, atua como um diretório para seus microsserviços. Quando um microsserviço é iniciado, ele se registra no Eureka e informa onde está localizado (endereço IP e porta, por exemplo). Assim, quando um outro microsserviço precisa se comunicar com ele, ele consulta o Eureka para descobrir onde o microsserviço de destino está hospedado.

Por outro lado, o Gateway atua como um ponto de entrada para a sua aplicação. Ele é responsável por rotear as solicitações dos clientes para o microsserviço apropriado. Em outras palavras, ele funciona como um intermediário entre o cliente e seus microsserviços. Além disso, o Gateway também pode ter outras responsabilidades, como autenticação, autorização, balanceamento de carga, etc.

Então, em resumo, o Eureka é como uma agenda telefônica para seus microsserviços, enquanto o Gateway é como o operador que conecta a chamada ao número correto.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Obrigado pela resposta, Otávio. Entendi o que você disse.

Desculpe a confusão, é que estou estudando sobre esse mundo Devops há pouquíssimo tempo. Nesse caso, o Eureka teria o mesmo papel do Docker?

solução!

Não se preocupe, Octávio, é normal ter dúvidas quando se está começando a estudar sobre arquiteturas de microsserviços e DevOps.

O Eureka e o Docker têm funções diferentes em uma arquitetura de microsserviços:

Eureka: Como mencionado anteriormente, o Eureka é um serviço de descoberta que ajuda os microsserviços a encontrarem uns aos outros. Ele atua como um registro centralizado onde os microsserviços se registram e consultam para saber a localização uns dos outros. O Eureka não está relacionado à implantação ou execução dos microsserviços, ele apenas facilita sua descoberta e comunicação.

Docker: O Docker é uma plataforma de contêineres que permite empacotar um aplicativo e todas as suas dependências em um contêiner isolado. Esses contêineres podem ser implantados e executados em qualquer ambiente que suporte o Docker, como servidores locais, nuvem pública ou ambientes de orquestração de contêineres, como Kubernetes. O Docker é usado para empacotar e distribuir microsserviços e suas dependências em contêineres, facilitando a implantação e escalabilidade dos microsserviços.

Portanto, enquanto o Eureka está focado na descoberta e comunicação entre microsserviços, o Docker está focado na criação, empacotamento e implantação de microsserviços em contêineres, tornando-os portáteis e eficientes em termos de recursos.

Em resumo, o Eureka e o Docker desempenham papéis diferentes em uma arquitetura de microsserviços, com o Eureka facilitando a descoberta e o Docker facilitando a implantação e a execução dos microsserviços.

Entendi, Otávio. Muito obrigado pela resposta =)

Você é muito bem-vindo, Octávio! Fico feliz em poder ajudar. Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais informações, não hesite em perguntar. Boa sorte com seus estudos no mundo DevOps e arquiteturas de microsserviços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software