Estou com duvida se devo usar ID ou class em minhas divs e tags que precisão de uma diferenciação própria. E quando devo usa-los. Em alguns fóruns disseram que se usa apenas uma ID por pagina.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com duvida se devo usar ID ou class em minhas divs e tags que precisão de uma diferenciação própria. E quando devo usa-los. Em alguns fóruns disseram que se usa apenas uma ID por pagina.
Boa noite, Gabriel! Como vai?
A propriedade id serve para identificar unicamente o seu elemento HTML numa página. É igual ao RG ou CPF em relação a pessoas: só pode ter um com aquele valor na sua página!!
Já a propriedade class serve para vc agrupar elementos que tenham as mesmas características e pode se repetir dentro da sua página HTML.
Exemplo prático 1:
Vc quer identificar unicamente uma div dentro do seu HTML como sendo a div que irá exibir o perfil do usuário. Nesse caso vc deve fazer <div id="perfil"></div>. Lembrando que nesse caso vc deve ter apenas uma div com id="perfil".
Exemplo prático 2:
Vc quer identificar várias divs dentro do seu HTML, como sendo as divs que irão apresentar o conteúdo de postagens de usuários na sua rede social. Nesse caso vc deve fazer <div class="postagem"></div>. Lembrando que nesse caso vc pode ter várias divs com class="postagem".
Ficou claro o uso de um e de outro?
Grande abraço e bons estudos!