1
resposta

Qual a biblioteca mais indicada para edição de imagem em Python?

Qual a biblioteca mais indicada para desenhar retângulos em uma imagem em Python? Estou utilizando Canvas para desenhar retângulos em uma imagem com o click do mouse e gostaria de poder alterar suas coordenadas de forma interativa também.

Porém como o Canvas desenha na imagem, ele não apaga o que foi desenhado anteriormente. Por conta disso tenho problemas inclusive em traçar as linhas do retângulo simultaneamente enquanto movo o mouse, já que cada ponto anterior foi desenhado.

Desenhando retângulo

Estou pensando em criar cada retângulo como um objeto para salvar suas coordenadas e a cada nova atualização de coordenada do retângulo, plotar uma nova imagem com apenas o desenho atual. Penso também em criar diversas condicionais para eventos de click: Por exemplo, se o click do mouse ocorrer em um ponto que esteja entre as coordenadas iniciais e finais de algum retângulo, mover o mouse irá alterar as coordenadas desse retângulo dessa forma movendo ele também.

Mas eu sinto que posso estar tomando um caminho mais trabalhoso do que deveria e talvez já exista alguma função ou biblioteca pronta para isso, e só não estou conseguindo encontrar. Alguém conseguiria me orientar?

1 resposta

Oi, Luis! Tudo bem contigo?

Muito interessante seu projeto, para fazer ele com python você pode começar pela biblioteca opencv que além de permitir a leitura também executa manipulações em imagens e até em vídeos. Para o retângulo você pode utilizar a biblioteca selectinwindow que está bem explicado seu uso nesse repositório para você estudar e praticar o desenvolvimento.

Bons estudos!