O sistema Waterfall, ou até mesmo sistema de produção estilo Ford, consistem em etapas contínuas para realização de um projeto. O grande dificuldade em se usar este sistema é a incapacidade de se realizar adaptações durante o projeto. Em relação à Softwares, mesmo não sendo minha área atual, apresenta um grande empecilho para o projeto por dois grande motivos.
O primeiro consiste no fato de que o software, até certo ponto, é um produto abstrato e, por tanto, apresenta dificuldade para que o cliente realmente entenda o que esta sendo produzido. Ao passar do tempo essa abstração vai se diminuindo e, então, o cliente poderá opinar mais sobre as mudanças que acha pertinente, sendo o sistema Waterfall um problema para este acontecimento.
O segundo ponto se baseia no tempo de produção do sistema. Todo sistema é feito com uma cadeia de códigos, sejam eles qual foram, que precisam de tempo para serem apreciados pelos programadores, como se fizéssemos uma redação e pudéssemos, a cada parágrafo, vislumbrar o que fizemos até a aquele ponto para podermos continuar. Essa prática de gestão da qualidade só é possível se realmente pararmos, por algum motivo, para apreciar o trabalho que fizemos até o momento.