7
respostas

Quais são os empecilhos que o Waterfall pode trazer ao desenvolver um Software?

Os empecilhos que a metodologia Waterfall pode trazer para o desenvolvimento de software: atrasos (uma etapa depende da outra e pode levar mais tempo para concluir), não permite mudanças ( todas as necessidades do cliente devem estar explícitas na produção do software. Isso acontece, porque não há como retomar os processos desse método) , flexibilidade (Se algo não estiver de acordo com o planejado, tudo deverá ser desenvolvido novamente , gerando mais trabalho e tempo). A metodologia Ágil permite entregas fracionadas , passível de mudanças e melhorias ao longo do projeto e permite a migração para novas direções e a execução de melhorias.

7 respostas

Olá, Priscila. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar sua resposta conosco.

Parabéns por responder à atividade e continue assim.

Bons estudos!

Ao usamos a metodologia cascata (Waterfull), temos que seguir uma linha de produção já determinada, criando assim uma preção muito gradem em todas as etapas do projeto, pois, nenhuma pode ser realizada/iniciada sem termino e bom funcionamento da anterior. podendo causar grandes atrasos na entrega final do produto si uma delas vim a ter algum problema.

Dificultando a acomodação de mudanças depois que o processor é iniciado, onde uma fase precisa ser completada antes de começar a próxima. Um exemplo é a divisão inflexível, em que estágios distintos do projeto torna difícil responde às mudanças que o cliente requisitou.

O desenvolvimento de software não é um processo linear, pois durante a criação alterações podem ser adicionadas conforme o feedback do cliente, ao implementarmos o modelo cascata no projeto, podemos enfrentar alguns problemas como, atraso na entrega, ultrapassagem no orçamento e dificuldades em atender as necessidades do usuário final, já que nessa metodologia as etapas são predefinidas, sendo preciso o redesenho do projeto a cada modificação requerida.

Os impecilhos são inúmeros mas, o principal deles é o desperdício de "tempo", pois é um dos principais ativos que temos, e isso pode acarretar em atrasos na entrega. É melhor fazer o projeto do zero aplicando o Agile do que ter que refatorar um projeto Waterfall correndo riscos de atrasos na entrega.

O método waterfall torna o processo mais "engessado", o que implica numa maior dificuldade a possíveis mudanças que podem ser necessárias durante o projeto. Desenvolver um projeto usando essa metodologia impossibilita a mudança no fluxo a partir de um possível feedback do cliente.

O método waterfall torna o processo mais "engessado", o que implica numa maior dificuldade a possíveis mudanças que podem ser necessárias durante o projeto. Desenvolver um projeto usando essa metodologia impossibilita a mudança no fluxo a partir de um possível feedback do cliente.

Concordo com a Priscila Do Prado, que a metodologia Waterfall, ou em cascata, acaba causando empecilhos como atrasos de entrega, porém em questão a mudanças no projeto, elas podem acontecer só que acarretará uma demanda maior, já que a cada mudança solicitada pelo cliente todo o processo de validações terá que ser refeito demandando mais tempo para entrega.

Com os métodos ágeis isso não ocorre por que as features do projeto podem ser criadas individualmente tornando a entrega do produto final mais ágil, e com uma flexibilidade para mudanças muito maior, já que qualquer mudança é uma das features não fará com que o cliente deixe de utilizar o produto, pois apenas a feature que será modificada não estará disponível naquele determinado momento, assim como pode haver o incremento de outras features durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.