11
respostas

Quais são os empecilhos que o Waterfall pode trazer ao desenvolver um Software?

Em concordância com o instrutor, acredito que o modelo em cascata prejudique o desenvolvedor de software no momento em que o cliente tiver novas ideias e opiniões sobre o programa, pois a realidade é que eles não têm certeza sobre o que desejam em um primeiro momento, até que passem algum tempo com um protótipo do software e esse método estabelece fielmente como será cada parte do projeto, não podendo mais retroceder.

11 respostas

O Waterfall vai exigir que seja gasto um tempo considerável na fase de análise do projeto, pois todos os requisitos devem ser levantados junto ao cliente com a maior precisão possível, pois caso seja necessária alguma modificação em função de um requisito não considerado inicialmente, o ciclo de desenvolvimento terá que ser reiniciado, tomando ainda mais tempo para o desenvolvimento. Este método também impossibilita possíveis ajustes que sejam necessários ao longo do desenvolvimento, como por exemplo, regulamentações governamentais.

Exatamente, Rafael. Vai ficar um desenvolvimento que nunca vai ter fim, pois sempre vai ter algo novo surgindo, tendo que se voltar lá para o início do ciclo de desenvolvimento o tempo todo.

É muito dificil do cliente saber exatamente o que ele necessita, geralmente ele tem a ideia, tem planilhas do que ele faz e quer passar para um software, e no Waterfall, é muito mais dificil prever se o que ele realmente queria era a primeira ideia, assim como qualquer projeto de construção civil, por exemplo, ideias novas irão surgir, e tem que fazer o desenho várias vezes de uma planta até chegar na aprovação do cliente, e mesmo assim no final ele acaba mudando na prática alguma coisinha da construção kkk

Como todos mencionaram, acho que o pior empecilho do método Waterfall é que ele dificulta o dinamismo que é necessário ao se desenvolver um software. Por se tratar de processos sequenciais, uma vez que uma decisão é tomada e executada, a mesma só pode ser revisada após a conclusão de todo o cronograma de projeto. Isso pode gerar insatisfação do cliente, que precisa que adaptações sejam feitas de forma rápida para melhor atender às suas necessidades.

Os empecilhos que o modelo waterfall pode trazer ao desenvolvimento de software são: Falta de flexibilidade e adaptação durante o processo de desenvolvimento e o risco de entregar algo obsoleto ao final do projeto.

creio que por ser um metodo que não permite adaptação pode não se adequar ao que é exigido ao longo do projeto, caso o projeto mude

Entendo que a atividade de construção civil é por natureza bem diferente do desenvolvimento de um software, e por esse motivo é obvio que não daria para aplicar exatamente da mesma forma uma metodologia de trabalho muito bem consolidada no processo de construção civil. Um novo método com adaptações realmente precisaria ser desenvolvido. No Waterfall o cascateamento de atividades é impressindível, tornando a etapa anterior uma pedra fundamental do processo, o que não permite alterações e adaptações no projeto inicial, o que faz com que esse método não tenha a agilidade necessária para a construção de um software, que necessita de alterações e adaptações ao longo do seu processo de desenvolvimento.

O modelo Waterfall pode prejudicar o desenvolvimento no que diz respeito a ausência de flexibilidade - não permitindo adaptação, e com isso gerando algo que se tornará não prático.

O modelo waterfall não acompanha a necessidade do cliente, uma vez que as necessidades são criadas de acordos com os cenários vividos pela empresa. Por natureza os cenários não dinâmicos, portanto, o projeto deve ser dinâmico assim como os cenários.

Bem sou o único contrário. Como tudo na tecnologia, depende do projeto. Recentemente trabalhei em um projeto mundial. Onde teve invasão de cracker e enfim, foi a solução. Entendam, nunca se devem descartar algo logo de inicio, mesmo se não for a necessidade do cliente. Este por usa vez nem sabe e nem precisa saber o que é, a real mesmo é resolver. E só conseguimos desta forma, e olha que a squad tava top demais.

Baixa flexibilidade e resistencia a mudanças necessárias, e que podem ser essenciais para o projeto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software