5
respostas

Quais são os empecilhos que o Waterfall pode trazer ao desenvolver um Software?

Depende muito do tipo de Software que está sendo desenvolvido. A abordagem e o alcance do projeto como solução para alguém ou para algo que vai determinar se o modelo em cascata é adequado ou não. Atualmente, na grande maioria das vezes o Waterfall não é o melhor modelo pois a definição de um "norteio" no início do projeto, sem o poder de "seguir uma nova coordenada" faz com que determinados projetos fiquem engessados e afetem varias outras coisas, como por exemplo, o produto, o cliente e não menos importante, o desempenho da equipe técnica que pode ser um problema ainda maior. O importante aqui, é analisar a possibilidade de aplicar o modelo Waterfall e tendo essa possibilidade validada, trilhar por um "caminho mais rápido". Vale levar em consideração o tamanho do projeto, como opinião, projetos rápidos e de duração curta ou curtíssima podem ser aplicados o Waterfall, mesmo que seja de difícil implementação, pois a entrega, ja será com "valor" e com a solução desenvolvida. Pensando bem, aqui, o importante é definir bem o escopo, para que não fique duvidas com nenhuma das partes. Já projetos maiores, no meu ver, fica inviável por causa desta definição "engessante" rs.

5 respostas

O modelo Waterfall consiste em uma forma de se desenvolver um projeto que fica engessada, pois ao longo do caminho não poderá ocorrer nenhuma mudança. Nesse caso, devemos levar em consideração a era digital em que vivemos e a enxurrada de informação que temos a todo instante. Os projetos, softwares e demandas que surgem tendem a sofrer alterações ao longo do seu desenvolvimento e/ou realização. Tudo isso deve ser previsto com um briefing de qualidade, afinal estamos prevendo o que deve ser desenvolvido, objetivos, recursos necessários etc. O planejamento estratégico é um forte aliado nesse momento. Ao falarmos sobre o desenvolvimento de softwares, se pensarmos em uma ferramenta de CRM, por exemplo, podemos pensar na inclusão da I.A.. Caso o desenvolvimento seja feito seguindo o modelo Waterfall a atualização da ferramenta demorará muito e ela ficará defasada no mercado. Caso seja conforme o modelo Agile ela conseguirá sobreviver e ter uma vantagem competitiva no mercado.

O maior empecilho do método Waterfall para o desenvolvimento de software é o tratamento do desenvolvimento do produto como algo obrigatoriamente faseado e detalhadamente pré determinado antes mesmo do início do projeto. Por ser algo extremamente dinâmico, um software deve passar por testes e modificações após cada fase de desenvolvimento, com objetivo de entender se o imaginado e/ou planejado no início do projeto faz sentido e se adequa à necessidade do cliente, sendo necessária flexibilização para retornar à estaca zero antes de avançar de fase, caso seja necessário.

Finalizar toda a fase de análise antes de iniciar o sistema e colocá-lo para ser testado é um problema, pois no Waterfall é impossível reverter. Como mostrado no curso, muitas vezes ou não sabemos ou sabemos pouco para fecharmos um documento que represente exatamente o que o usuário precisa.

O modelo Waterfall, apesar de ser interessante para outros tipos de projeto, pode acabar limitando o processo de desenvolvimento de um software. Isso ocorre devido à estrutura do modelo que divide o processo em etapas pré-definidas, as quais, após serem solucionadas,s não podem ser alteradas pelo cliente. Em um projeto envolvendo desenvolvimento de software, alterações podem ocorrer durante o processo, como mudanças na legislação ou até mesmo a criação de novas tecnologias e ferramentas, e não é interessante nem para a empresa, e nem para o cliente, não ter a possibilidade de remodelar o projeto, Desta forma, o modelo Waterfall acaba sendo algo limitante para a Engenharia de Software.

Atender a expectativa do cliente é o principal. Atualmente, a maioria dos softwares monetizam conforme são utilizados, portanto é fundamental termos flexibilidade no desenvolvimento da solução/serviço. O modelo em Waterfall não proporciona isso a esses tipos de projeto.