7
respostas

Quais são os empecilhos que o Waterfall pode trazer ao desenvolver um Software?

Acredito que dentre os empecilhos o que mais pode gerar problemas seria o efeito dominó de impactos, ou seja, na data de entrega, na funcionalidade e/ou requisito em que o projeto foi destinado se for necessário uma mudança durante o mesmo, causando assim insatisfação no cliente, podendo levar até o projeto ao fracasso.

7 respostas

Paulo, tudo bom? Sim, os métodos Ágeis buscam a solução desse problema que você apontou, a demora do feedback do usuário com relação àquilo que é produzido pela equipe de desenvolvimento.

Entendo que seguir o modelo Waterfall impede que sejam inseridos novos requisitos importantes em um projeto, como foi citado na aula sobre a regulamentação dos dados. Embora dê uma sensação de priorização e organização para um projeto, o modelo Waterfall não é flexível, algo imprescindível para o desenvolvimento de softwares e projetos de outras naturezas.

O maior impacto está na mudança de requisitos durante o desenvolvimento. Desta forma quando o projeto for entregue ele pode não estar adequado as novas necessidades do cliente.

Acredito que a maior problemática seja no caso de a necessidade de recalcular a rota, ou seja, realizar mudanças no decorrer do projeto, correndo o risco de a versão final já não atender as necessidades do cliente.

Acredito que o maior empecilho seja a impossibilidade de retorno às fases anteriores, seja em razão de feedbak do usuário/cliente, seja por mudanças regulatórias, que podem fazer com que etapas afetadas pela regulação devam ser antecipadas ou retardadas.

Por mais que se trabalhe com previsão baseada em cenários reais é praticamente impossível ter 100% de acerto no que foi planejado, pois o ambiente é dinâmico e muda por diversos fatores sejam eles de ordem tecnológica, econômica, social, cultural, entre outros. Pensar em um projeto que não se adapta a este ambiente vivo é simplesmente desconsiderar a complexidade do mundo me que vivemos, é necessário dinamismo e rápida adaptação para ter capacidade de também dar uma resposta rápida as demandas dos clientes. Este modelo estagnado simplesmente não traz resultados para a atualidade

Acredito que a grande questão está em não ser possível rever a rota, fragilizando assim os processos e possíveis resultados.