Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Quais recursos devo utilizar para desevolver uma api de compartilhamento de dados?

Bom dia, galera!

Estou envolvido em um projeto IoT onde coletamos dados de telemetria. O hardware está sendo desenvolvido com Sigfox. O desafio após comunicar os dispositivos com a rede Sigfox é fornecer os dados ao cliente de uma forma que ele possa integrar isso com seu sistema comercial. A própria Sigfox têm compatibilidade com AWS e Azure. Por isso sei que consigo transferir os dados do backend Sigfox para um ambiente de nuvem facilmente. Gostaria da opinião de vocês sobre qual a melhor maneira de comunicar isso ao sistema do cliente. Utilizando as plataformas que citei ou desenvolvendo uma api própria?

Aceito sugestões de livros, artigos, cursos que possam me integrar ao assunto.

4 respostas

Salve!

Vou deixar minha opinião:

Considerando que os dados conseguem estar facilmente em um banco de dados na nuvem e que os clientes consigam consumir uma API.

Eu criaria uma API autenticada para expor os dados. Podendo dar uma chave de permissão diferente para cada novo cliente que for consumir a API.

Se os dados forem sensíveis, encriptaria os dados.

Salve!

Muito obrigado por sua opinião cara! Só deixa eu te perguntar algo. Como não tenho experiência com essa parte de desenvolvimento relacionada a integração de sistemas e estou sozinho no projeto até então. Você me indicaria ferramentas de desenvolvimento de API's do tipo, para que eu possa estudar mais sobre?

Estou totalmente por fora desta área!

Agradeço novamente pela ajuda!

solução!

Para criar API em python, existem diversos frameworks.

O conhecido Flask. (vantagem é que é pequeno e da para ir adicionando extensões)

Daria para usar o Django com django rest. (vantagem que o django já abstrai muita coisa)

Se for uma API que vai precisar segurar muita requisição por segundo, tem o Falcon. (é pelado de tudo e não muito conhecido)

e uma que vem crescendo é o framework fast api. (vantagem que possui uma documentação de swagger nativo. Pelo oq vi até agora.)

E também tem o Nameko, que mais voltado para microserviços, o bom é que ele já faz a abstração da fila (rabbitMQ) entre os serviços

Muito Obrigado Vinícius! Me ajudou muito!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software