Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Quais perguntas devo fazer para entender meu usuário?

Exemplo: tenho um projeto em mente de criar um aplicativo para alunos do Ensino Médio (alunos que já alcançaram ou em breve alcançarão a maioridade) para que eles conheçam melhor a cidade onde vivem. Um aplicativo que mostraria pontos turísticos, regiões, universidades, pontos históricos, etc. Para que eu conheça melhor meus usuários eu posso perguntar onde moram, onde costumam frequentar, preferências culinárias (para anexar os melhores restaurantes locais), esportes favoritos (para ciclistas eu poderia destacar no mapa as ciclovias da cidade, por exemplo), modo de vida, objetivos de vida, cursos de interesse da faculdade. Mas acredito que o mais importante é verificar a questão da acessibilidade para alunos neurodivergentes, portadores de deficiência, entre outros... mas aí não sei se enquadra no exercício que estamos fazendo nessa aula

2 respostas
solução!

Olá Aline, tudo bem? Espero que sim!

É isso ai! Quando estamos planejando uma pesquisa, principalmente entrevistas, temos que considerar que tipo de produto estamos desenvolvendo e o grupo de pessoas para quem queremos oferecê-lo. Por isso, sempre devemos pensar em perguntas direcionadas a conhecer melhor os usuários que estão sendo entrevistados, entender suas dores e trazer também algumas questões relacionadas ao produto, para saber a percepção que o (a) entrevistado (a) tem em relação ao que estamos desenvolvendo. Por exemplo: se estamos desenvolvendo um aplicativo para uma franquia de cinemas, podemos trazer perguntas como "você utiliza muitos aplicativos no seu dia a dia?", "onde você costuma procurar a programação do cinema?", "você confia comprar ingressos pela internet? Por que?".

Além desses pontos, a acessibilidade é sim muito importante, então podemos também buscar por meio das pesquisas compreender como podemos construir um aplicativo acolhedor e acessível para as pessoas usuárias =)

Mandou bem!

Qualquer dúvida, estamos por aqui.

Até mais!!

Obrigada pela ajuda, entendi melhor agora! Até mais!!