3
respostas

Quais outros métodos, além do waterfall, foi utilizado pela engenharia de software antes do ágil?

Conforme já estudei anteriormente, existem diversos modelos de desenvolvimento de softwares além do waterfall utilizados na engenharia de software, como o espiral, cíclico... Porque foi citado apenas o waterfall na aula?

3 respostas

Caro Guilherme,

Obrigado pela sua postagem!

De fato como você destacou existem dezenas de outros modelos e metodologias de engenharia de software que foram bastante usados antes mesmo do advento do waterfall, que assim que foi lançado tentou "pescar" influências destes sob uma perspectiva de desenvolvimento de sistemas computacionais da época.

Este tópico não foi explorado em detalhes neste curso, devido ao fato se ser extenso em nível de conteúdo e fugir ao tema central que é "Fundamentos da Agilidade".

Desde forma, focamos somente em comparar com o waterfall que apresenta características consolidadas de outros métodos e que também é bem conhecido e usado atualmente para usá-lo como elemento de comparação com os modelos ágeis.

Bons estudos!

Oi Guilherme,

Espero que sua dúvida tenha sido esclarecida, mas um colega compartilhou um comentário em outro tópico, e por isso, compartilho contigo também.

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-outros-metodos-de-desenvolvimento-91117

Caro Guilherme,

Além dos pontos destacados nas postagens anteriores em cima da sua pergunta inicial, caso você tenha interesse em se aprofundar mais na evolução histórica dos métodos de desenvolvimento de software, recomendamos a leitura do conteúdo do artigo contido no link a seguir:

http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2108/evolucao-da-metodologia-do-desenvolvimento-de-sistemas.aspx

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software