3
respostas

Quais os procedimentos a serem tomados na técnica dos 6 chapéus do pensamento?

Prezados, eu apliquei a técnica dos 6 chapéus do pensamento, mas não tive clareza de como me posicionar ao usar cada chapéu. São perguntas, argumentos, soluções ou o que exatamente tenho que fazer ao usar cada chapéu? Gostaria de enviar o documento que produzi sobre cada item, para discutir e avaliar se estou no caminho correto.

3 respostas

Regina, a cada chapéu, a equipe faz observações sobre a ideia. Por exemplo, quando o pessoal estiver no chapéu preto, todos devem lançar suas opiniões pessimistas sobre a ideia, destacando suas fraquezas. Já quando a equipe estiver usando o chapéu amarelo, todos devem fazer suas colocações sobre o potencial da ideia numa ótica mais otimista, e assim por diante, uma cor de cada vez, até não se conseguir falar mais nada sobre a ideia. A pessoa que estiver facilitando a sessão deve anotar tudo e deixar à vista. Após esta dinâmica, a ideia estará bem mais clara para todos e será mais fácil julgar se ela é promissora ou não. Foi mais ou menos o que vocês fizeram?

Oi Roberto, quanto ao tipo de observação para cada chapéu ficou claro. Estou pensativa se as observações devem ser afirmativas, questionamentos ou ideias. Segue abaixo 1 dos itens que apliquei a técnica. Veja se está no caminho, por favor.

IDEIA ANÁLISE CRÍTICA O quê: Seguro completo para proteger a sua empresa de ataques cibernéticos de hackers. • Ataques de negação de serviço; • Vazamento de dados; • Extorsão cibernética • Interrupção de serviços • Outras ameaças do mundo digitalCHAPÉU BRANCO O q seria esse completo? A empresa terá um seguro baseado em que valor? Do Patrimônio da empresa? Dos lucros brutos do último ano? Como seria o acionamento? Como seria a forma de ressarcimento? Total ou parcelas? A empresa teria que comprovar o ataque de que forma? CHAPÉU AMARELO Ideia inovadora e com poucos concorrentes, com tendência de boa aceitação no mercado CHAPÉU VERDE Além desse grupo de coberturas, podemos pensar em algo inovador. O que nos ameaça no mundo cibernético? Rastreamento? Como chegar até o IP? Podemos avançar no que a legislação cibernética permite? Vamos pensar maior. CHAPÉU VERMELHO Essa lista de situações é boa, mas pode ser melhor. CHAPÉU PRETO Se não exaurirmos esse rol, fracassaremos.

Sim, Regina. São afirmações sobre a ideia e no caso do chapéu branco buscas por mais informações (para "preencher uma folha em branco"). E quanto mais concretas forem as contribuições, melhor. Por exemplo, no chapéu preto eu seria mais específico ("fracassaremos por causa disto e daquilo"). Note que no amarelo foi específico ("a ideia tem poucos concorrentes, por isto parece ter um futuro brilhante").

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software