Em minha experiência, eu diria que é captar e analisar o máximo de dados possíveis sobre o seu produto, a sua capacidade de produção e o mercado. Mas existe algum outro meio ou variável nessa equação ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Em minha experiência, eu diria que é captar e analisar o máximo de dados possíveis sobre o seu produto, a sua capacidade de produção e o mercado. Mas existe algum outro meio ou variável nessa equação ?
oi Israel
É uma boa pergunta. Os crusos aqui tem muita cara de growth hacking/startup, onde a ideia seria aplicar pouco dinheiro em diferentes canais para tentar medir onde o retorno e o CAC sao melhores.
O CAC, que é o quanto voce paga diretamente para canais de marketing para ter um cliente adquirido, deve ser 1/3 do preço do LTV, que é o valor que o cliente de traz ao longo da vida. Esse numero magico, de 1/3, é questionável, mas muito usado por ai.
Isso é, se seu usuario traz 1000 reais duirante a vida pra voce, voce deve gastar no maximo 333 para adquiri-lo. Se gasta mais que isso, capaz de nao estar valendo a pena esse canal. Se gasta menos que isso, talvez possa acelerar o gasto de marketing nesse canal.
Claro, para planos mais mirabolantes onde o retorno nao é rapido nem facil de medir, aí só resta o tradicional.