1
resposta

Quais os melhores meios, para dimensionar um projeto de marketing ?

Em minha experiência, eu diria que é captar e analisar o máximo de dados possíveis sobre o seu produto, a sua capacidade de produção e o mercado. Mas existe algum outro meio ou variável nessa equação ?

1 resposta

oi Israel

É uma boa pergunta. Os crusos aqui tem muita cara de growth hacking/startup, onde a ideia seria aplicar pouco dinheiro em diferentes canais para tentar medir onde o retorno e o CAC sao melhores.

O CAC, que é o quanto voce paga diretamente para canais de marketing para ter um cliente adquirido, deve ser 1/3 do preço do LTV, que é o valor que o cliente de traz ao longo da vida. Esse numero magico, de 1/3, é questionável, mas muito usado por ai.

Isso é, se seu usuario traz 1000 reais duirante a vida pra voce, voce deve gastar no maximo 333 para adquiri-lo. Se gasta mais que isso, capaz de nao estar valendo a pena esse canal. Se gasta menos que isso, talvez possa acelerar o gasto de marketing nesse canal.

Claro, para planos mais mirabolantes onde o retorno nao é rapido nem facil de medir, aí só resta o tradicional.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software