1
resposta

Quais objetos que você conhece e interage no seu dia-a-dia que possuem um affordance interessante?

Só para confirmar se eu realmente entendi, vou sugerir aqui alguns ícones que remetem a objetos que já conhecemos, tudo bem? Vamos lá:

  • Chave (para senhas)
  • Alfinete (para fixar alguma coisa)
  • Plaquinha de GPS (para dizer que ali se refere à localização)
  • Relógio (para apontar a hora)
  • Calendário (para aparecer o calendário e ver os dias).

Por favor, me corrija se eu tiver entendido errado. Obrigada!

1 resposta

Olá Joyce, tudo bem.

É bem isso mesmo. Esses exemplos que você trouxe são corretos.

A unica coisa que traria é que o termo é mais delicado e profundo do que apenas chave relacionar a senha, por que tem a ver com as propriedades do objeto (chave, de abrir coisas), com a capacidade do agente (pessoa usar chaves para abrir coisas).

Então o seu conceito esta sim certo e vocÊ conseguiu compreender, é só tomar cuidado para não cair na simplicidade e no viés de que é apenas uma relação cultural com o objeto, e sim uma relação de experiencia da pessoa com o objeto.

O alfinete é um exemplo legal, mas o seu agente tem experioencia com alfinete, uma pessoa que nasceu em 2002, hoje dem 20 anos uma possivel pessoa usuaria, nunca viu um alfinete e nem teve interação com isso em seu dia a dia, essa pessoa não vai possuir um relação de affordance com este exemplo em especial, por que não existe uma experiencia da pessoa agente com o objeto entende.

não sei se deixei mais confuso hehe, espero que ajude a elucidar ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software