Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Quais cursos da Alura fazer para aprender a construir/criar/organizar a parte pronta do projeto

Olá pessoal !

Quais seriam os links dos cursos (se possível em ordem de pré-requisitos) da Alura que precisariam ser realizados para aprender a construir/criar/organizar a parte pronta do projeto?

Nesta tarefa o instrutor comenta sobre javascript básico e avançado, mas acredito que tenham mais cursos, por exemplo jquery (parece que eu vi um arquivo utilizando-o).

Atenciosamente.

4 respostas

Oi Elías tudo bem?

Dá uma olhadinha nessa carreira https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-front-end

Espero ter ajudado!!!

solução!

Boa noite, Elías! Como vai?

Esse curso faz parte da carreira Engenheiro JavaScript! Então eu diria pra vc dar uma olhada nos cursos dessa carreira e nos pré requisitos de cada um deles. Além disso, tbm indicaria dar uma olhada nos cursos da carreira Desenvolvedor Front-end pois é a carreira que tem os cursos que formam a base do desenvolvimento front-end.

Talvez, depois disso, pode ser necessário vc cobrir alguns pequenos buracos como esse que vc citou do JQuery. Mas imagino que sejam casos muito raros!

Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Olá André e Gabriel! Tudo certo e vocês?

Isso, olhei e fiz os cursos pré-requisitos, e fiz também os demais cursos da carreira Engenheiro Javascript. Porém nos pré-requisitos eu pelo menos não encontrei os cursos de jquery (se está utilizando jquery acredito que deveria constar como pré-requisito...). Além disso, escolhi e continuei a carreira Engenheiro Javascript justamente por ele procurar seguir o máximo possível com "Vanilla Javascript" e ter uma sequência/evolução após cada curso na utilização do ES2015 (ES6).

Porém, ao chegar no curso de Jasmine, não é utilizado ES2015, nem sistema de módulos (tudo aquilo que foi visto nos 3 cursos avançados de JS); e agora, no de PWA, está sendo utilizado jquery, e me arrisco a dizer até que a forma de renderização não é da mesma forma/padrões que aprendemos nos cursos JS avançados.

Onde quero chegar com isso: para continuar a sequência desta carreira (após os cursos de JS avançados), tanto o curso de Jasmine quanto o de PWA deveriam utilizar ao máximo (onde é possível) Vanilla JS/ES2015, porque da forma atual parece que está voltando na carreira, ao invés de continuar a sequência com Vanilla JS/ES2015.

Entendo, essa mudança é enorme, não é de uma hora para outra, a carreira pode estar misturando cursos novos com mais antigos, mas então quem coordena esta carreira teria que gerenciar (se reunir com os professores destes cursos?) para encontrar uma forma de cada curso, além de ser independente, ao fazer parte de uma carreira, estar preparado / seguir a mesma ideia do curso anterior/pré-requisito e curso posterior.

Escolhi a Alura pela qualidade, não pela quantidade dos cursos. Fica aqui a minha sugestão de vocês continuarem prezando por isso: ao invés de lançarem vários cursos para aparecer nas estatísticas (não sei se tem também alguma cobrança para isso), lancem menos, mas com a qualidade que até agora é a marca de vocês e que é a diferença em relação aos demais. Comento isso porque tenho a impressão que isso parece estar começando a ficar de lado; pelo enorme respeito/entusiasmo que tenho pela forma de ensino da Alura (qualidade, não quantidade).

Espero que não entendam mal os meus comentários (e que continuem a retornar minhas dúvidas com a mesma qualidade/paciência de sempre hehehe); se escrevi esta "bíblia" é porque me importo/respeito/tenho entusiasmo pela vossa metodologia de ensino, e porque desejo que ela continue crescendo, mantendo a sua raiz: qualidade.

Valeu!

Atenciosamente.

Opa, Elías! Tudo certo por aqui tbm!

Vc tem razão nos pontos levantados! Inclusive, já aproveito logo de cara para agradecer a sua colaboração! Afinal de contas, é com participações como essa sua que conseguimos fazer a nossa querida plataforma Alura evoluir cada vez mais e com isso todos nós crescemos juntos!

Agora, falando diretamente sobre a sua sugestão, o que muitas vezes ocorre é justamente o que vc comentou: numa mesma carreira se misturam cursos um pouco mais antigos ( como o curso de Jasmine ) e outros que são relativamente mais novos ( como os de JS avançado do mestre Flávio )! Há um esforço de modo geral no sentido de sempre manter os cursos o mais atualizados possível, então pode ter certeza que mais cedo ou mais tarde esses cursos que estão desatualizados serão regravados utilizando as boas práticas que vc tem visto nos cursos mais novos e sempre procurando manter a qualidade de sempre que vc já se acostumou a ver aqui na nossa plataforma!

Novamente, muito obrigado pela sua colaboração! E continue assim! Além disso, sempre que precisar é só aparecer aqui no fórum!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!