Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Quais as skills para ser um profissional SCRUM ou SCRUM Master?

Boa tarde, gostaria de saber as skills necessárias para ser um profissional SCRUM ou SCRUM Master. Já estou fazendo a carreira de agilidade pela alura, porém gostaria de saber mais sobre o perfil de pessoa que é pedido no mercado de trabalho. Tenho interesse em seguir nesta carreira, porém me sinto um pouco perdido em relação a estas questões.

É necessário saber mais sobre a parte técnica? Ou mais da parte de negócios? Ter um conhecimento nos dois é essencial?

Desde já agradeço

3 respostas

Também estou neste dilema, porém vejo uma tendência dos profissionais de scrum/agilidade, se fixarem apenas nas aplicações corretas da metodologia, esquecendo do outro lado há clientes e pessoas sendo impactados pelo seu projeto. O que era agil, não está sendo mais tão agil assim. Fiquemos atentos para não banalizarmos uma metodologia tão rica.

solução!

Olá, normalmente as principais skills de um Scrum Master são de: facilitador, pro ativo, buscar a resolução de problemas. Ele não tem o viés do negócio( essa parte fica para o Product Owner ), nem a parte técnica ( que por sua vez fica com o time de desenvolvimento ). O Scrum master tem a função de disseminar nesse grupo ( PO e time de desenvolvimento ) a metodologia ágil e fazer com que ela aconteça, realizando as cerimonias ( daily, retro, planning ), explicando como funciona o ágil, unir o time, ajudando os outros membros do time a compreenderem o que é ,como ser ágil e quais os benefícios que temos ao usar a metodologia.

Por exemplo: Em um projeto ágil podemos ter:

• Um gerente de projetos, que cuidará de toda a parte financeira prazos
  • Um PO ( analista de requisitos ), que estará constantemente em contato com o cliente apresentando as pequenas funcionalidades implantadas, se é aquilo que ele queria mesmo, e trazendo alterações para o time do desenvolvimento.
  • Time de desenvolvimento : composto por desenvolvedores, testers ...
  • Scrum Master, que tem o papel de fazer com que todo o cronograma ágil ocorra, motivando o time, ajudando com possíveis impedimentos.

Oi César, tudo bem?

Os colegas conseguiram esclarecer a sua dúvida?

Lembre-se de marcar a resposta que mais te ajudou como solução.

Bons estudos.