Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Quais as situações que posso usar o Docker-Swarm?

Daniel, Boa Tarde.

Gostaria de trazer cá algumas dúvidas que tenho a bastante tempo sobre os containers e as orquestrações.

Uso, e sou maluco por um ambiente padronizado. Uso para muitos projetos e estudos o docker-compose. Mas para colocar em produção ainda não via uma forma de fazer isso com facilidade. Achei o Kubernets e Amazon EKS muito complicados e nem chegava ao caso de criar clusters (pela simplicidade das aplicações achava estar matando uma "formiga com uma Bazuca") assim continuava a fazer de forma "Old School" (configurando meu ambiente manualmente com tudo que estava usando no meu docker-compose).

Após essa mini introdução. Queria te fazer uma pergunta a respeito do Docker Swarm. Que são..

1) Se caso tenha uma pequena aplicação faz sentido usar o Docker Swarm?

2) E se caso fizer sentido usa-lo, como poderia usa-lo, já que isso seria uma aplicação super-simples. Existe alguma forma de usar o Docker Swarm em produção com apenas uma máquina alugada ( apenas um droplet da Digital Ocean e/ou apenas uma instância da Amazon EC2) e criar nós dentro das mesmas.

Achei o curso muito bom! Abraço.

4 respostas

Olá Bruno, tudo bem?

Caso esteja fazendo uma aplicação de pequeno porte, que não necessite ser escalável e ter alta disponibilidade, usar o Docker Swarm seria certo preciosismo.

Hmm, certo.

Mas existe alguma forma de fazer com que os meus ambientes locais, stage e produção fiquem padronizados? Faria sentido usar o docker standalone nesses ambientes?

Obrigado!

Olá Bruno, se você não necessita de clusterização, faz total sentido usar o Docker standalone nesse caso. Um docker compose resolveria seu problema de padronização.

solução!

Daniel! Obrigado pelo esclarecimento! Tudo beleza.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software