3
respostas

Quadro Kanban

Sou nova nessa área, mas entendi que o quadro que o gerente de software será a representação do seu fluxo de trabalho.

TO DO - Definir as metas que a equipe deve alcançar, ex: entregar um jogo para crianças que tenha 3 níveis de dificuldade;

DOING - Irá apresentar o andamento de um dos "passos" do jogo, ex: como esta a parte de design do jogo;

DONE - O que já foi finalizado das metas planejadas, ex: entrega do nível 1 e 2 do jogo.

3 respostas

Oi, Thaynara. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a gente.

Gostei da sua análise sobre o quadro Kanban, principalmente pela forma como você associou cada etapa às metas do projeto. Esse entendimento inicial é muito importante para organizar e acompanhar o fluxo de trabalho da equipe.

Continue nessa dedicação! O uso de Kanban realmente facilita a visualização do progresso e dos pontos que precisam de mais atenção.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Thaynara, tudo bem? Espero que sim.

Ainda não tinha olhado para o Kanban com esta ótica, parece ser interessante mesmo.

Até hoje tinha visto apenas com uma visão de atividades e não do projeto como um todo, por exemplo, no To Do coloco todas as atividades que devem ser entregues na sprint do Scrum, no Doing, as atividades que estou envolvido no momento e o Done são aquelas atividades que já estão concluídas e validadas, prontas para entrar em produção (no caso de software).

Na empresa que trabalho, também adaptamos o Kanban para acompanhamento dos pacientes do hospital. Ali criamos um dashboard que traz os pacientes que precisam de atendimento imediato (To Do), aqueles que estão sendo assistidos (Doing) e aqueles que estão de alta ou com previsão de alta próxima (Done). Ficou bem interessante e facilitou muito o trabalho no dia a dia.

Oi Marcos, tudo bom? Como estou conhecendo a área de gestão ágil tenho dificuldade de imaginar esse processos em atividades específicas na área de tecnologia, mas seu exemplo me ajudou a ver melhor como pode ser aplicado dentro de uma empresa. Obrigada.