Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

PYTHONPATH

Olá, tudo bem? Por favor, me ensinem a configurar a variável PYTHONPATH; já declarei em 'Variáveis do Sistema' do seguinte modo:

Variável : PYTHONPATH
Valor    : c:\curso\python (caminho onde estão os arquivos .py);

E agora? Como faço para declará-la na variável 'path' para quando eu executar o python.exe (que está em c:\Python27\python.exe), não precisar ficar saindo e entrando do executável quando houver qualquer alteração em uma função, por exemplo? Muito obrigado!

2 respostas

Luiz,

Vc pode instalar o Python seguindo o próprio tutorial do curso: https://cursos.alura.com.br/course/introducao-ao-python/task/5963

Atenção: Durante o assistente de instalação do Python, pode deixar marcada a opção Install for all Users e confirmar a pasta padrão C:\Python27\. No entanto, não deixe de marcar a opção Add python.exe to Path, selecionando Will be installed on local hard drive:

Ou ainda, adicionando no path do Windows manualmente:

1) Em seguida, vamos clicar no menu Iniciar e clicar com o botão direito em Meu computador . Clique em Configurações Avançadas do Sistema .

2)Em seguida, clique em Variáveis de Ambiente . É aqui que podemos adicionar o Python à variável ambiental PATH.

3) Encontre a variável PATH e clique em Editar . Você deseja adicionar o Python a essa variável PATH adicionando : C: \ Python27 ao final dessa sequência (ou qualquer que seja o caminho para a instalação do Python).

4) Quando você digita em python um prompt de comando, o Windows usará a variável PATH do ambiente para obter uma lista de diretórios para procurar o arquivo python.exe . Antes de seguir os passos aqui, não foi possível encontrar o arquivo python.exe , daí o erro.

Agora que a variável PATH está definida, quando você executa python via console do Windows, você verá um prompt de programação familiar.

Se por ventura tiver duvidas, veja, os caminhos nesta pagina: https://python.org.br/instalacao-windows/

solução!

Olá Welton, tudo bem? Muito obrigado pela dica! Configurei a variável PATH seguindo seus passos e funcionou!!!! Maravilha, valeu mesmo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software