Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

python --version/-V não funcionam

C:\Users\Quimico>python --version Python não encontrado; execute sem argumentos para instalar na Microsoft Store ou desabilite este atalho a partir de Configuraçoes > Gerenciar Aliases de Execução do Aplicativo.

C:\Users\Quimico>python -V Python não encontrado; execute sem argumentos para instalar na Microsoft Store ou desabilite este atalho a partir de Configurações > Gerenciar Aliases de Execução do Aplicativo

6 respostas

Tenta usar:

C:\Users\Quimico>python3 -V

também não deu, mas mudou o retorno que ele me dá :

" python3-V' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. "

Só tenta chamar python -V. Vai mostrar sua versão que está instalada. E depois digita python. Ai você vai entrar no console do python e poder usufruir dele.

na verdade, até quando eu digito só "python " dá erro e ele me direciona direto pra loja da apps da microsoft. Mas por exemplo, não está afetando o PyCharm que é o IDE que eu estou utilizando no momento, então eu poderia simplesmente relevar esse problema?

Tenta usar:

C:\Users\Rafa>py -V
C:\Users\Rafa>py

py é abreviação de python, deve chamar no prompt.

solução!

Já tivesse esse problema. Solucionei da seguinte maneira:

Passo 01_ Copiar o caminho da instalação do Python (verificar o seu). Ex.: C:\Users\Maicon\AppData\Local\Programs\Python\Python39

Passo 02_ Abrir "Editar variáveis de ambiente". Botão direito em: Este computador >> Propriedades >> Configurações avançadas do sistema >> Avançado >> Variáveis de Ambiente >> Path (clicar) >> Editar >> Novo

Passo 03_ Colar o caminho (passo 01).

Passo 04_ Repetir o processo, mas agora com a pasta de Scripts. Ex.: C:\Users\Maicon\AppData\Local\Programs\Python\Python39\Scripts

Espero que tenha sido útil. Sucesso em seus estudos.