Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Python para Web versus Python para dados

Olá, Sou iniciante em Python, e tenho pesquisado alguns livros para ajudar na evolução dos meus estudos, porém, fiquei na dúvida se estou procurando o material corretamente. Não consegui diferenciar até que ponto python para web pode ser utilizado para ciência de dados (se eu posso dizer que a estrutura básica é a mesma e só muda bibliotecas específicas para cada linha de conhecimento). Vi alguns livros de python web e gostaria de saber se focando nesse tema (Python web), depois bastaria acrescentar mais algumas bibliotecas voltadas para dados podendo aproveitar o conhecimento adquirido anteriormente ou se são coisas completamente distintas (sem relação alguma). Fiquei na dúvida de comprar e investir algo focado em web (seria útil pois estou cursando desenvolvimento de sistemas) pensando em apenas acrescentar posteriormente o conhecimento para dados sem saber se realmente faz sentido essa relação.

1 resposta
solução!

Boa noite Letícia,

Tudo bem?

Em linhas gerais, os fundamentos serão sempre os mesmos (Python) e acredito que seja possível aplicá-los independente do projeto ou meio de estudo.

A diferença entre Web e Dados, neste caso, é que ambos irão exigir algum conhecimento específico adicional.

No caso da Web, por exemplo: além do framework (Flask e Django são os mais comuns) e algum conhecimento a respeito do protocolo/requisição HTTP, deve ver algo relacionado com MVC, HTML, CSS e Javascript.

O que seria o front-end de qualquer aplicação, usando o Python ou não como background.

Já a questão relacionada com dados já envolve, no mínimo, algum conhecimento em estatística pra que possa entender as funções e posteriormente os modelos.

Dito isso, eu particularmente, sugiro fazer os cursos relacionados com Python aqui na Alura, pra depois ir atrás de alguma literatura adicional.