Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Python para Web versus Python para dados

Olá, Sou iniciante em Python, e tenho pesquisado alguns livros para ajudar na evolução dos meus estudos, porém, fiquei na dúvida se estou procurando o material corretamente. Não consegui diferenciar até que ponto python para web pode ser utilizado para ciência de dados (se eu posso dizer que a estrutura básica é a mesma e só muda bibliotecas específicas para cada linha de conhecimento). Vi alguns livros de python web e gostaria de saber se focando nesse tema (Python web), depois bastaria acrescentar mais algumas bibliotecas voltadas para dados podendo aproveitar o conhecimento adquirido anteriormente ou se são coisas completamente distintas (sem relação alguma). Fiquei na dúvida de comprar e investir algo focado em web (seria útil pois estou cursando desenvolvimento de sistemas) pensando em apenas acrescentar posteriormente o conhecimento para dados sem saber se realmente faz sentido essa relação.

1 resposta
solução!

Boa noite Letícia,

Tudo bem?

Em linhas gerais, os fundamentos serão sempre os mesmos (Python) e acredito que seja possível aplicá-los independente do projeto ou meio de estudo.

A diferença entre Web e Dados, neste caso, é que ambos irão exigir algum conhecimento específico adicional.

No caso da Web, por exemplo: além do framework (Flask e Django são os mais comuns) e algum conhecimento a respeito do protocolo/requisição HTTP, deve ver algo relacionado com MVC, HTML, CSS e Javascript.

O que seria o front-end de qualquer aplicação, usando o Python ou não como background.

Já a questão relacionada com dados já envolve, no mínimo, algum conhecimento em estatística pra que possa entender as funções e posteriormente os modelos.

Dito isso, eu particularmente, sugiro fazer os cursos relacionados com Python aqui na Alura, pra depois ir atrás de alguma literatura adicional.

Sem falar que encontra alguns projetos bem interessantes ligando as duas coisas (Web e Dados), seja através do Youtube ou Github.

Enfim, boa sorte com os estudos.

Tmj

Att. Vitor Lima

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software