Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Python para Dados: trabalhando com funções, estruturas de dados e exceções

Nesse modulo está sendo o mais desafiador, nao sei se por falta de conseguir aplicar na minha rotina financeira ou por ser algo novo.

• Criar listas de listas e listas de tuplas.
  • Acessar e extrair listas e elementos de uma lista de listas.
  • Criar listas de diversas formas por meio do list comprehension.
  • Criar dicionários por meio do dict comprehension.
  • Trabalhar com listas de listas em dicionários.
  • Gerar um novo registro chave/valor em um dicionário.

Todos esses pontos sei que vou precisar testar e fazer novamente para fixar bem os exercícios, peço que caso alguém possa falar como conseguiu aperfeiçoar, seria de grande ajuda

2 respostas

Oi, Luckas! Tudo bem?

Trabalhar com funções, estruturas de dados e exceções** pode mesmo trazer mais desafio quando entram listas de listas, tuplas, list comprehension, dict comprehension e dicionários, porque são conceitos que exigem prática para ganhar fluidez.

Esse processo de reconhecer o que ainda precisa ser reforçado já mostra uma boa habilidade de autogestão dos estudos, porque você está identificando os pontos que merecem revisão. Uma dica simples é criar exemplos ligados à sua rotina financeira, como uma lista de gastos por mês, categorias de despesas em tuplas e um dicionário com receitas e despesas; depois, refaça os exercícios usando esses dados. Assim, você pratica a estrutura do Python e ainda aproxima o conteúdo de algo mais concreto para você.

Qual desses tópicos você sentiu que mais precisa praticar primeiro: listas de listas, comprehensions ou dicionários?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Acredito que foi o comprehensios e dicionários.
Ainda nao peguei exemplos praticos para tirar uma rotina que tinha na companhia, queria ter até mais exemplos como a extracao de dados em bancos ou arquivos distintos para treinar mais.
Como sair da companhiam, ainda nao sei onde e como pegar novos dados