1
resposta

Python, java ou node?

olá, tenho estudado react e gostaria de aprender uma linguagem back-end agora, entretando estou na duvida entre python, java ou node, alguma recomendação? gostaria de integrar essas aplicativos back-end por meio de apis ao front-end com react, qual dessas linguagens seria melhor para isso?

1 resposta

Olá Antonio tudo bom? não tenho preferência de linguagem e apenas olhando o cenário que tu expôs eu ia de NodeJs.

Eu aproveitaria a vivência no javascript para acelerar além da linguagem outros entendimentos importantes de back como Apis, Mvc, Sql, NoSql cache etc. Eu acrescentaria aí o Typescript no back e front para equalizar e auxiliar entendimentos sobre classes, abstrações, tipagens.

Trabalhei com muitos devs que preferem ficar apenas com frontend pois não se deram bem tentando back e outros só no backend porque odeiam js e alguns até gostavam dos dois, mas odiavam banco de dados então é bom sempre dar a chance pra si em conhecer pra ver qual sua pegada.

Se for sua pegada, sem perceber já estará desenvolvendo backends, mas se dê a chance já que tem esta vontade. Hoje em dia tem muita facilidade em se aperfeiçoar e mesmo depois eu não descartaria de forma nenhuma aprender outras linguagens no futuro.

Caso não fosse a pegada eu refletiria sobre me especializar em Front React e talvez acrescentaria um mobile com React Native.

Espero ter ajudado de alguma forma, bons estudos!