1
resposta

Python é de fato uma linguagem interpretada

Ficou bem claro na comparação feita pelo instrutor Nico sobre o código fonte do jogo em Python e em C. Assim como executando na prompt de comando , podemos perceber que em tempo real o Python já realiza essa compilação para ser executado o arquivo, já diferente do processo de execucação em C sendo necessário a instalação do GCC para fazer essa compilação e executar o arquivo. Outra observação que o próprio instrutor colocou sobre isso , que o mesmo código do jogo / arquivo Python pode ser executado em qualquer sistema operacional (ele usa o Unix Mac e eu uso Windows ) rodou tranquilamente , bastando apenas ter instalado o Python 3 instalada na máquina. Já em C é necessário fazer uma nova compilação para ser executado, não sendo importável como o Python. Mas para me aprofundar mais nessa base , já adicionei a formação em C no meu dashboard , para mergulhar nos fundamentos da programação.

1 resposta

Olá, Jonathan. Tudo tranquilo?

Fico feliz em ver que você está se aprofundando na linguagem Python e buscando entender seus fundamentos.

O Python é de fato uma linguagem interpretada. Uma das vantagens de uma linguagem interpretada como Python é a portabilidade, como você mencionou. O mesmo código Python pode ser executado em diferentes sistemas operacionais sem a necessidade de recompilação.

É ótimo que você esteja buscando se aprofundar em outras linguagens também, como C. Isso certamente irá enriquecer sua base de conhecimento em programação. Para entender um pouco mais sobre o assunto de linguagens compiladas deixo como recomendação um artigos aqui da Alura:

Muito sucesso nos seus estudos! Qualquer dúvida não se esqueça que você pode sempre contar com o fórum Alura.

Abraços. Bons estudos!