Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Python console não abre dentro do Pycharm

Tento abrir o python console mas ele não esta abrindo e esta aparecendo esse erro: Error:Cannot start process, the working directory '' does not exist

Como faço para corrigi-lo?

8 respostas

De acordo com esse post:

Isso acontece porque quando você cria um arquivo o pycharm automaticamente atribui o diretorio de trabalho a configuração desse arquivo, que, claro, é aquele onde você o criou. (esse fim eu não consegui pensar em uma forma boa de traduzir e usei a do google que tbm n ficou muito boa mas espero que tenha entendido, de qualquer forma o importante é o 2º parágrafo).

Você pode mudar isso indo em Run -> Edit Configurations. Clicar no icone de pasta no Script path: e corrigir o caminho para o arquivo. Clique no OK para salvar e você deve ser capaz de dar Run no arquivo novamente.

P.S.: Se quiser ler a resposta original em ingles que eu traduzi, ta ai:

It happens because when you create a file it automatically assigns the working directory to it's configuration, which of course is the one where you created it.

You can change that by going into Run -> Edit Configurations. Click on the folder icon in Script path: and correct the path to the file. Click OK to save and you should be able to Run the file again.

A questão e que o diretorio esta no arquivo "teste" mas ele da esse erro ele funcionava normal, so que do nada apareceu esse erro

mas você conferiu se o path do pycharm pro arquivo ta certinho? esse que é o erro segundo o post q eu mandei

Esta assim o arquivo

![](Pycharm Imagen consoleInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Não sei se assim esta correto, ou se esta havendo uma falha no proprio pycharm

Tenta isso:

  1. File-> Settings

  2. Build, Execution, Deployment -> Console -> Python Console

  3. Working directory: [O path pro diretorio que o arquivo que você está trabalhando fica.]

solução!

o seu ta igual o meu e o meu ta funcionando então ta tudo certo, mas vamos tentar todas as soluções possiveis até funcionar :)

Consegui cara, abri um novo projeto, ai sim ele conseguiu abrir o console, pelo que eu entendi como ele ja estava rodando em um formato do Pycharm ele não conseguia abrir o console, fazendo um novo projeto pude abrir no formato console, mas valeu pela ajuda irmão, deu uma dor de cabeça mas funcionou, agora posso voltar aos estudos. VLW

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software