Nos treinamentos de introdução ao Python usamos o pycharm e agora migramos para o Colab. Quais são as diferenças, prós e contras de um para o outro?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Nos treinamentos de introdução ao Python usamos o pycharm e agora migramos para o Colab. Quais são as diferenças, prós e contras de um para o outro?
Olá Carlos! Tudo bem com você?
O Google Colab utiliza o Jupyter Notebook por trás dos panos, então caso você esteja utilizando o Jupyter dentro do seu Pycharm ele irá funcionar de maneira semelhante ao Colab.
Então como pontos fortes do Google Colab posso citar que você não precisará se preocupar com a instalação da grande maioria das bibliotecas pois já são disponibilizadas de forma nativa, não será necessário instalar um editor de código que irá ocupar a memória do seu computador.
Em relação ao Pycharm os pontos fortes que eu considero muito relevantes são a possibilidade de usar todo o seu poder de processamento, caso seu PC tenha configurações melhores que a máquina que o Google disponibiliza para o Colab, não ter a dependência da internet para codar e o debugger do Pycharm que eu considero muito bom.
Qualquer dúvida estou sempre à disposição.