2
respostas

PyCharm sem acentuação

O meu PyCharm CE não está aceitando acentuação, quando eu tento digitar os acentos dentro do arquivo, ele simplesmente não mostra eles, como se meu teclado estivesse com os acentos travados.

2 respostas

Oiii Ike, como você está?

Sinto muito pela demora em obter um retorno.

Faça o seguinte teste: verifique se na aba Tools está marcado: Vim Emulator. Caso esteja, desmarque e tente editar o arquivo com as acentuações.

Uma observação: não sei se esse arquivo que você está tentando editar com acentuação é necessariamente um arquivo python (pode ser que seja um txt, json, dentre outros), mas, falando exclusivamente de arquivos python, não é uma boa prática de programação adicionar acentuação no código, isso por alguns motivos:

  • O código é escrito de forma que qualquer programador de qualquer lugar do mundo consiga lê-lo, inclusive, por isso você encontrará muitos códigos com variáveis na língua inglesa. Entretanto, quando mudamos o padrão para outra língua, se torna complicado analisar as variáveis com acentuação ( imagina um código em alemão com trema e afins)

  • Se torna mais fácil errar o nome da variável dado que é necessário lembrar de colocar os acentos.

Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom? A gente vai conversando.

Abraços!

Eu compreendo que não é uma boa prática no que diz respeito a nomes de funções, classes, variáveis etc. Eu estava com problema no geral, não conseguia digitar por exemplo o "ç", simplesmente aparecia nada no código, não daria nem para colocar no output.

Eu acabei formatando meu PC por outros motivos e baixando a versão atualizada do CE pelo site oficial, e agora ta funcionando, talvez eu tenha baixado uma versão desatualizada pelo repositório do Linux

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software