Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Pycharm não reconhece o self

Ao criar a classe eu não consigo executar a mesma no console. ao digitar o comando de importar a classe aparece o seguinte erro.

from conta import contacorrente
Traceback (most recent call last):
  File "<input>", line 1, in <module>
  File "C:\Program Files\JetBrains\PyCharm Community Edition 2020.3\plugins\python-ce\helpers\pydev\_pydev_bundle\pydev_import_hook.py", line 21, in do_import
    module = self._system_import(name, *args, **kwargs)
ModuleNotFoundError: No module named 'conta'

Já tentei realocar o arquivo conta.py em outros diretórios, já tentei editar o código, copiei o código feito pelo instrutor e mesmo assim sem sucesso. Vou estár colocando o código abaixo para caso alguem suspeite de algum problema no código.

class contacorrente:
    def __init__(self,numero,titular,saldo,limite):
        print("Construindo objeto...{}".format(self))
        self.numero = numero
        self.titular = titular
        self.saldo = saldo
        self.limite = limite

def extrato(self):
        print("O saldo do titular {} é {} reais." .format(self.titular, self.saldo))
7 respostas

Opa Gabriel tudo bem? Olha cara o problema pelo oque eu to entendendo ai, o problema não é o self, o problema é o import da conta que ele não esta achando, tu pode fazer fazer um teste, quando você for utilizar a sua class contacorrente, você vai ver que haver um erro de import no pycharm, ai você pede para ele importar. Porque pode ser que o a sua classe esteja em um diretorio diferente e o import tem que ser feito de outra maneira

E como exatamente eu faço para "dizer" de qual diretório eu estou buscando a classe contacorrente ? Ou qual diretório eu devo colocar o conta.py para ele reconhecer? Porque ja tentei colocar o conta.py em vários diretórios diferentes e mesmo assim ele parece não encontrar a classe.

tu pode mandar um print de como esta o seu projeto, porque isso depende de como esta dividido os pacotes.

O projeto está salvo assim: https://ibb.co/Xx4zYVT

Consegui entender o problema, mas não sei como resolver. Consegui fazer rodar a classe como nas aulas, salvando o projeto em c:\User\Gabriel\PyCharmProjects\pythonProject\conta.py

porém eu gostaria de salvar o arquivo "conta.py" em uma pasta dentro de pythonProject,, para deixar mais organizado. Mas se fizer isso, ele não encontra o arquivo. Como devo fazer?

solução!

pelo oque eu vi para você conseuir rodar no main.py, você deveria ter um import, mais ou menos assim.

from OO.conta import contacorrente

Ja que ele esta no pacote OO.

Funcionou! Muito obrigado Kaio!