Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

PWA - Instalação da app com manifest

Prezados,

estou tentando adicionar a aplicação à homescreen, como exibido no vídeo, porém estou com problemas referentes a imagem...

Segui todos os passos, criando um manifest com o seguinte conteúdo:

{
    "name": "Ceep",
    "start_url": "./",
    "display": "standalone",
    "icons": [ 
        {
            "src": "img/caelum-logo-256.png",
            "sizes": "256x256",
            "type": "img/png"
        }
    ]
}

O manifest está na raiz, declarado no html como <link rel="manifest" href="app.manifest">

Porém, ao clicar em Add to homescreen em Application > Manifest (no developer tools do chrome), é exibido o seguinte erro no console:

Site cannot be installed: a 144px square icon is required, but no supplied icon meets this requirement

Estou utilizando a mesma imagem do repositório da caelum (https://raw.githubusercontent.com/alura-cursos/ceep-pwa/final/img/caelum-logo-256.png)

Isso aconteceu com mais alguém? Tentei com outras imagens de tamanhos variados (todas com mais de 144px) e deu o mesmo erro.

5 respostas

Fala Jefferson, tudo bom?

Realmente o problema é que você precisa ter cadastrado a versão de 144px do ícone no manifest e ele precisa ter exatamente esse tamanho.

As PWAs, precisam de alguns tamanhos padrões como 168x168, 48x48... Além do de 144px e gerar tudo isso na mão da um trabalhão.

Uma dica que eu posso dar é esse site: http://realfavicongenerator.net/

Nele você sobe um ícone grande de 600x600, define algumas configurações do próprio comportamento de app da sua PWA e no final ele gera um arquivo zip, com um manifest configurado e com ícones já gerados "automagicamente" para serem importados nas diversas versões que você pode vir a precisar.

Consegui fazer o erro parar de ser lançado no console ao tentar instalar a app, porém não consigo instalá-la... eu clico em Add to homescreen no chrome, porém agora nada acontece...

Tem algum passo específico para funcionar?

Outra dúvida: Quando for instalada, a partir de onde ela pode ser acessada? Fica na página de apps do chrome (chrome://apps/)?

Jefferson, quando você clica em adicionar para a Home Screen, não aparece um pop-up com o nome da página?

Uma coisa que você pode fazer é checar na tela inicial do celular se foi adicionado o ícone do seu projeto.

Respondendo outra dúvida: Ela não fica como um app do chrome, ela fica na tela inicial do celular.

Mario, eu estou testando no browser em meu laptop... essa parte só funciona em celular? Se sim, talvez seja esse o problema...

solução!

Jefferson, acredito que o problema seja esse mesmo então. Com relação a funcionalidade no desktop é algo meio recente, algumas vezes eu consegui testar e o aplicativo aparecia na parte de apps do chrome (chrome://apps/).