Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Puppet Package/Service List

Caros,

Estou tentando levantar uma máquina no Vagrant utilizando o Puppet. Contudo, gostaria de utilizar um ambiente diferente do que foi apresentado nas vídeo-aulas. Por exemplo, eu gostaria de um BD PostgreSQL em vez do MySQL.

Aonde encontro a lista de Pacotes/Serviços disponíveis no puppet? Como posso saber qual(is) comando(s) instalam um determinado pacote?

1 resposta
solução!

Olá esses pacotes e serviços não são do puppet são do sistema oeracional. No caso do exemplo o pacote do mysql no ubuntu chama mysql-server e o serviço mysql. No caso do postgresql no ubuntu o serviço chama postgresql e o nome do pacote também chama postgresql (este pacote é um meta pacote que vai instalar a versão mais atual que está no repositório).

Pra listar os serviços do seu sistema : sudo service --status-all Para listar os pacotes tem o apt-cache search que eu acho que aceita expressão regular pra buscar os nomes dos pacotes.

E pra instalar um determinado pacote no puppet é usar a declaração: package { ["nome_dos_pacotes"]: ensure => installed, require => Exec["executa_alguma_coisa_nates"] }

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software