<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 30;
var sentido = 1;
var raioVariavel = 20;
var variação = 1;
function atualizaTela() {
limpaTela();
if (x > 570) {
sentido = -1
} else if (x < 30)
sentido = 1
}
if (raioVariavel > 30) {
variação = -1
} else if (raioVariavel < 20) {
variação = 1
}
desenhaCirculo(x, 30, raioVariavel);
x = x + sentido;
raioVariavel = raioVariavel + variação
}
setInterval(atualizaTela, 20);
</script>