1
resposta

Pulsando e andando

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 30;
    var sentido = 1;
    var raioVariavel = 20;
    var variação = 1;

    function atualizaTela() {

        limpaTela();

        if (x > 570) {
            sentido = -1
        } else if (x < 30)
            sentido = 1
        }

        if (raioVariavel > 30) {
            variação = -1
        } else if (raioVariavel < 20) {
            variação = 1
        }

        desenhaCirculo(x, 30, raioVariavel);
        x = x + sentido;
        raioVariavel = raioVariavel + variação
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

</script>
1 resposta

Oi, Roodney! Tudo bem por aí?

Mandou bem!

Sua solução para o desafio ficou bacana demais, parabéns pelo empenho.

Caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de compartilhar com a gente.

Continue praticando.

Bons estudos e até mais!