<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var esquerdaDireita = false;
var x = 20;
var raio = 20;
var tamanhoRaio = false;
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 40, raio);
if(raio==20){
tamanhoRaio = false;
}
if (raio==30) {
tamanhoRaio = true;
}
if(tamanhoRaio==false){
raio++;
}
if(tamanhoRaio){
raio = raio-1;
}
if(x==580){
esquerdaDireita=true;
}
if(x==19){
esquerdaDireita=false;
}
while (esquerdaDireita == false){
x++;
break;
}
while (esquerdaDireita==true){
x=x-1;
break;
}
console.log(raio);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
</script>