Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Pull Up

Eu entendi a técnica, a única dúvida que me surgiu é que no método normal a interferência fez o circuito fechar pq no Pull Up a interferência não faz com que o circuito "feche" com o terra? Ou ele fecha, mas é pouca perda de elétrons?

Obrigado!

6 respostas

Boa Tarde Sergio, você se refere ao Input_PullUp do Arduino?

Me refiro a técnica de eletrônica pull up explicada no curso.

No Pull_Up utilizado no curso, é colocado uma resistência no 5V para que o Arduino não leia a interferência do ar, assim ele é forçado a ler os 5V sempre que o botão estiver para cima, quando pressionado, o botão fecha o circuito até o GND sem resistência, o que faz com que a corrente se direcione diretamente ao GND, sem passar pelo Arduino, gerando a leitura do botão pressionado como 0. Demonstração: http://www.falstad.com/circuit/ Seria essa a sua dúvida?

Não, como eu disse, a técnica eu entendi, minha dúvida é pq o chaveamento do botão sofre interferência e fecha o circuito no primeiro caso 0 -> 1 e não sofre interferência no chaveamento para o 1 -> 0, ou ele sofre, mas a interferência é mínima e não faz efeito no circuito.

solução!

Quando a porta digital estiver conectada apenas com a alimentação +5V não existe outro caminho possível, logo não tem interferência. Como o botão está aberto o terra não tem como desviar este fluxo por que não existe contato direto (lembre-se da imagem esquemática que talvez ajude a esclarecer). É verdade de em circuitos com componentes mais complexos podemos ter interferências eletromagnéticas, saturação do terra (ground-bounce), etc... Mas no nosso caso é simples demais para que isso tenha alguma importância.

O importante é entender que em um circuito digital simples podemos ter 3 estados: High quando ligado ao barramento de energia, Low quando ligado ao terra (e o terra é propositalmente muito mais forte para servir como "anulador" do sinal elétrico) e indefinido quando a porta está ligada a nada, neste caso a carga elétrica do seu dedo pode ser o suficiente para causar interferências.

Obrigado Rodrigo, era o que eu queria entender!! Vlw...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software