No caso de eu testar com parte da minha lista, eu consigo ver para quem foi enviado cada opção? corre o risco de receberem o e-mail novamente em duplicidade ou o MailChimp já exclui os que receberam o teste?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No caso de eu testar com parte da minha lista, eu consigo ver para quem foi enviado cada opção? corre o risco de receberem o e-mail novamente em duplicidade ou o MailChimp já exclui os que receberam o teste?
O que são Testes A/B
Um teste A/B é um teste que avalia apenas uma variável de cada vez. O objetivo é gerar duas versões (daí a expressão “teste A/B”) dessa variável para avaliar qual delas traz mais resultados.
Por exemplo, você pode testar dois assuntos de email diferentes para ver qual deles apresenta uma taxa de abertura maior.
O Teste A/B é um método de teste de design através do qual comparam-se elementos aleatórios com duas variantes, A e B, em que estes são o controle e o tratamento de uma experiência controlada, com o objetivo de melhorar a percentagem de aprovação.
Por exemplo, o Teste A/B (Test Obama), o partido democrata dos EUA, fez um investimento milionário para otimizar o site da campanha eleitoral para o segundo mandato do presidente Obama.
Dessa forma, você não precisa adivinhar qual é o assunto preferido do público. Basta rodar um teste A/B para uma parte da sua lista de emails e analisar os fatos.
Como fazer testes A/B para email marketing?
Testes A/B são realmente uma das melhores formas de garantir que sua comunicação alcançará o melhor resultado.
Além disso, a medição dos testes é fundamental para que você faça diagnósticos corretos e aproveite cada vez mais esse recurso.
Como planejar um teste A/B
O planejamento é provavelmente a parte mais importante de um teste A/B. Em geral, quanto mais tempo você gastar nessa etapa, mais facilidade (e rapidez) terá na execução e análise dos dados.
Além disso, planejar o teste A/B é a única forma de garantir que seus resultados terão relevância estatística.
O que testar
O primeiro passo para um teste A/B campeão é decidir o que você vai testar.
Por mais que seja tentador testar diversas variáveis ao mesmo tempo, lembre-se que esse não é o melhor caminho. Um teste A/B consiste em medir uma variável de cada vez. As duas estatísticas mais comuns para testes de email marketing são a taxa de abertura e a taxa de cliques.
Enquanto a taxa de abertura está relacionada diretamente ao assunto do email, a taxa de cliques pode ter relação com diversos pontos, como: imagens, botões, formatação do email, entre outros.
A taxa de abertura vai determinar a porcentagem de pessoas que realmente vão abrir (e possivelmente ler) os seus emails.
O MailChimp é um plataforma americana de automação de marketing.
Dúvida técnica sobre o funcionamento do MailChimp, acho melhor entrar em contato com o suporte deles, ou consultar os tutoriais.
Fábio, boa noite.
Caso tenho de ajudado com as suas dúvidas, por favor finalizar o tópico como solucionado.
Um abraço.
Eduardo
Fábio, boa noite.
Por favor finalizar o tópico como solucionado caso tenha te ajudado.
Um abraço. Bons estudos.
Eduardo
Fábio, bom dia.
Caso ainda tenha alguma dúvida registrar aqui.
Por favor finalizar o tópico como solucionado caso tenha te ajudado.
Um abraço. Bons estudos.
Eduardo