1
resposta

Público alvo

Olá. Trabalho atualmente com finanças e contabilidade, sou formado em ADM e gostaria de migrar pra carreira de TI. Em um emprego que tive, minha chefe tinha a mesma formação que eu e cuidava do departamento de TI. Quão importante é esta certificação para quem está querendo migrar de carreira?

1 resposta

Caro Eduardo,

Obrigado pela sua postagem! Interessante este seu plano de dar uma virada de rumo de sua carreira, aproveitando sua formação em ciências humanas e sua experiência em ciências exatas para ingressar no mundo da tecnologia.

O legal aqui é que mesmo migrando para atuar com TI, dada a realidade do mundo atual de transformação digital seus conhecimentos prévios não tão relacionados a TI seria de extrema valia e até mesmo servirão como um diferencial seu comparado aos profissionais que sempre atuaram "só" com TI.

Uma boa porta de entrada para você, seria num 1º momento focar mais na visão do negócio das organizações e aos poucos ir associando esta com as soluções técnicas em nível de arquitetura de soluções, plataforma de serviços, artefatos, requisitos, gerenciamento de serviços, indicadores de performance, etc...

E é justamente neste contexto que uma certificação coma a ITIL Foundation pode contribuir para esta sua migração de área de atuação, pois a ITIL na sua essência tem como princípio prover uma visão holística de todo o serviço de TI prestado a um cliente partindo de uma visão de negócio (processo operacional), que por sua vez é gerenciado por meio de práticas de processos de gerenciamento, como vemos nos domínios do Framework ITIL.

Em suma, esta certificação ITIL sem dúvida pode te abrir portas de gestão e atuação na área de TI, bem como te ajudar a nivelar conhecimentos com outros profissionais que já atuam com isso a mais tempo.

Bons estudos e sucesso em sua carreira!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software